segunda-feira, 4 de julho de 2011

Salão Internacional do Livro trará grandes nomes da literatura

 De 4 a 14 de agosto, vários ícones do mundo literário estarão em Foz do Iguaçu para participar do 4º Salão Internacional do Livro. Este ano, o evento será realizado na Praça das Nações, em frente ao Colégio Bartolomeu Mitre.

Entre os autores confirmados: Leandro Narloch (2º colocado na lista da revista Veja), Antonio Torres, Cléo Busatto, Fernando Moraes (autor de “Olga”), Domingos Meirelles (autor de “As Noites das Grandes Fogueiras”), Alcione Araújo, Jairo Bouer, Valéria Gurgel, Leticia Sabatela, entre outros.

O objetivo do Salão do Livro é despertar o gosto pela leitura e popularizar o livro. Para isso, além da tradicional feira, com editoras e livraria dos mais diversos segmentos da literatura, infantil, técnico, científico, auto-ajuda e biografias, haverá, ainda, contação de história, sessão de autógrafos, atividades recreativas, café literário, oficinas, apresentações teatrais e musicais.

O Salão conta com apoio da Itaipu Binacional, Universidades e Faculdades da cidade, Ceaec, Secretaria da Educação, Núcleo Regional de Educação, livreiros e outras entidades interessadas na difusão das obras literárias.

Conheça um pouco mais os autores

Leandro Narloch, segundo colocado da revista “Veja”, foi muito ousado para desafiar símbolos e ídolos nacionais intocáveis. Em seu livro “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”, mostra sua irreverência ao afirmar que Zumbi dos Palmares tinha escravos, que a feijoada é originária da Europa, que Lampião usava perfume francês e que Santos Dumont não inventou o avião.

Com a proposta de desmontar fantasias enraizadas no imaginário popular, Narloch pesquisou mais de 100 livros e dissertações acadêmicas para expor suas “verdades incômodas”. Narloch é jornalista e foi editor das revistas “Superinteressante” e “Aventuras na História”.

Jornalista e escritor, Fernando Morais, recebeu o Prêmio Esso por três vezes e, o Prêmio Abril por quatro. Depois de “A Ilha”, consagrou-se com o romance “Olga”, o qual narra a trajetória da esposa do líder comunista Luiz Carlos Prestes. Depois, fez sucesso com “Chatô, o Rei do Brasil”, uma biografia de Assis Chateaubriand. Escreveu também “Na Toca dos Leões”, onde detalha a vida de Washington Olivetto, fundador da W/Brasil. E em 2008 escreveu “O Mago”, uma biografia do polêmico escritor Paulo Coelho.

Seu livro mais famoso, “Olga”, foi adaptado para o cinema e recebeu vários prêmios. Produzido pela Globo Filmes, em 2004, foi dirigido por Jayme Monjardim e teve Camila Morgado no papel de Olga.
Em Foz do Iguaçu, Fernando Moraes falará sobre adaptações de livros para o cinema. No dia de sua palestra deverá ser exibido o filme “Olga”.

O primeiro livro de Antônio Torres foi “Um Cão Uivando para a Lua”, quando tinha 32 anos. Ficou nacionalmente conhecido com a obra “Os Homens dos Pés Redondos”. Seu grande sucesso, porém, veio em 1976, com “Essa Terra”, narrativa forte, que aborda o êxodo de nordestinos para as grandes metrópoles brasileiras.
“Essa terra”, considerada uma obra-prima, ganhou uma edição francesa em 1984, abrindo o caminho para a carreira internacional do escritor baiano, que hoje tem seus livros publicados em Cuba, na Argentina, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Holanda, Espanha e Portugal. 

Jairo Bouer,(foto ao lado) médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina e pelo Instituto de Psiquiatria da USP, iniciou seu trabalho sobre sexualidade humana no Prosex (Projeto Sexualidade). Colaborador da Folha de São Paulo, desde 1993, manteve, inicialmente, uma página sobre saúde no caderno Cotidiano e, no final do mesmo ano, assumiu coluna no Folhateen, em que responde a dúvidas de leitores sobre sexualidade. Após passagem pela TV Cultura, estreou na MTV em 1999, com o programa Erótica. Na emissora, desenvolveu ainda os programas 20 e Poucos Anos, Todo Mundo e o atual Peep MTV. Bouer também é responsável pelo programa Sexo Oral, na rádio 89 FM, e pelo site Caliente (www.caliente.com.br). "Sexo & Cia." é seu segundo livro; em 2001 lançou, em parceria com o jornalista Marcelo Duarte, "O Guia dos Curiosos - Sexo" (Cia. das Letras).

Vencedor do prêmio Jabuti, Alcione Araújo é um dos mais engajados intelectuais do Brasil. Radicado no Rio de Janeiro há mais de 30 anos, é romancista, dramaturgo, roteirista de cinema, televisão, cronista e ensaísta e atua em diversas áreas da vida cultural e intelectual.
Sua obra teatral está reunida em três volumes com o título geral de Teatro de Alcione Araújo. São 13 peças teatrais, entre elas, “Vagas para moças de fino trato”, “A caravana da ilusão”, “Doce deleite” e “Muitos anos de vida”. Escreveu 14 roteiros cinematográficos de longa-metragem, entre os quais, “Nunca fomos tão felizes” (Prêmio de Melhor Roteiro nos festivais de Gramado e Brasília), “Jorge um brasileiro” e “Policarpo Quaresma”.

Mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil, Cléo Busatto já capacitou mais de 40.000 pessoas. Conhece muito bem a narração oral no meio digital. O resultado é produção de softwares educativos. Mestre em teoria literária se destacou pelas obras “Práticas de Oralidade na Sala de Aula”, “Pedro e o Cruzeiro do Sul” e “A Arte de Contar Histórias no Século XXI”.  

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário