sexta-feira, 22 de julho de 2011

Nenhuma faixa de fronteira do Brasil é tão integrada quanto a nossa, diz Samek


Representantes de organizações da sociedade civil, dos governos federal e estadual e de municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná estão reunidos no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), desde quinta (21), para debater o plano que vai delinear os trabalhos de integração entre Brasil, Paraguai e Argentina nos próximos anos. É a Oficina de Planejamento do Núcleo Regional da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), coordenada pelo Ministério da Integração Nacional.
     

Diversas autoridades participaram da Oficina do CDIF.
     
A oficina tem como objetivo definir o modelo de gestão do Núcleo Faixa de Fronteira, os temas prioritários e os grupos temáticos iniciais, além de envolver as instituições representativas da região no processo. Nesta etapa, serão preparadas as políticas públicas da região que serão enviadas ao ministério. Com a aprovação das três esferas de governo, os projetos formarão uma pauta de compromissos que possibilitará, em uma etapa subsequente, um diálogo positivo com os países fronteiriços.
 
     
O Plano de Fronteira Paraná será composto por dois subplanos: um para a fronteira Oeste do Estado, limítrofe com o Paraguai, e uma para a fronteira Sudoeste, vizinha da Argentina. “Vamos propor inicialmente sete áreas de trabalho: educação, saúde, segurança, turismo, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e infraestrutura. Mas o processo é absolutamente participativo, vamos compor os trabalhos num consenso”, explicou Herlon Goelzer de Almeida, assessor da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu.
    

Integração das fronteiras em pauta.
      
Além de Alexandre Peixoto, representando o Ministério da Integração Regional, participaram do encontro o secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, representando o governador do estado; o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; prefeitos e representantes das Associações de Municípios do Oeste e Sudoeste paranaense; entre outras autoridades. 
 
“O Brasil tem fronteira com dez países, mas nenhuma faixa fronteiriça é tão bem conceituada e tem um processo de integração tão avançado quanto a nossa, aqui no Paraná”, lembrou o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek. “Esse processo de integração será cada vez melhor para o Brasil, mas um dos maiores beneficiados será sem dúvida o Paraná, e em especial a região Oeste, onde se insere a Itaipu. E o desenvolvimento da região faz parte da nossa missão”, completou.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário