quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ministros Lobão e Florence inauguram microcentral termelétrica do Ajuricaba

Energia que vem do campo: imagem mostra propriedade integrante do condomínio, em Marechal Cândido Rondon.
   
Os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) inauguram, na terça-feira (19), a Microcentral Termelétrica a Biogás do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do Rio Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon (Oeste do Paraná). Inédito no País, o projeto viabiliza a geração de energia elétrica a partir de dejetos da agropecuária para pequenos produtores rurais, e é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, a prefeitura de Rondon, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Paraná) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

     
Além dos representantes das instituições parceiras, a inauguração também deverá contar com a presença do governador em exercício do Paraná, Flávio Arns; do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto; do Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara; do diretor-presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto; e de parlamentares e outras autoridades.
     
“Este projeto é emblemático para o Brasil, visto que o País assumiu compromissos internacionais de redução das emissões de gases do efeito estufa. E com esse sistema, a agropecuária brasileira pode transformar um problema ambiental em uma solução e ainda lucrar com isso”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário