quarta-feira, 13 de julho de 2011

Curso “Envelhecimento e Suas Interfaces“ começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira, 15, às 14h, no auditório do Sesc, em Foz do Iguaçu, o 1º módulo do curso “Envelhecimento e Suas Interfaces: Qualidade no Trabalho com o Idoso”, promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde).

Sem qualquer custo, a capacitação, com carga horária de 120 horas divididas em quatro módulos, é destinada aos profissionais da saúde, ciências humanas, educação, turismo, comunicação social, engenharia, arquitetura e, estudantes.

Neste 1o modulo, com o tema “Contextualização”, os participantes discutirão “Dados demográficos e sociodemográficos”, ainda, “Conceitualização: Processo de envelhecimento, velhice e velho”. Nesta fase as aulas serão ministradas nos dias 15 e 16 e, 29 e 30 de julho.

O assunto do módulo 2 será “Fundamentos Biopsicossociais: aspectos biológicos, psicológicos, sociais, famílias contemporânea e educação”. Na 3a etapa, o debate será sobre “Políticas Públicas e Envelhecimento: Legislação e Redes Sociais”. A última fase versará sobre “Organização e Gestão de Serviços para Idosos”. Neste contexto, abrangerá assuntos ligados ao turismo, arquitetura, meio ambiente e estruturação de programas para idosos.

Ao final, os participantes receberão certificados emitidos pela Itaipu Binacional, validados pela Universidade de Caxias do Sul.

O objetivo do curso é dar oportunidade aos participantes de conhecer o processo do envelhecimento humano, com vistas, a promoção de competências, desenvolvimento de habilidades, aprimoramento contínuo e fomento de políticas públicas de atendimento ao idoso. “Geralmente oferecemos cursos a técnicos da saúde, mas resolvemos abrir para os demais profissionais”, afirma Paula Rodrigues Zvir, responsável pelo treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário