terça-feira, 12 de julho de 2011

Itaipu participa das comemorações de 21 anos do ECA

O assistente do diretor-geral, Joel de Lima, representará a Itaipu Binacional nas comemorações dos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nesta quinta-feira, 13, no Auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Com o título “ECA 21 anos – Uma ação do setor empresarial e da Secretaria de Direitos Humanos pelo enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes”, o evento contará com a presença da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; Tereza Campello Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;  da Ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes e, Fernando Pimentel, Ministro da Indústria e Comércio Exterior.

“Embora tenha 21 anos, esta lei ainda não está totalmente efetivada em nosso país. Precisamos do engajamento de todos para que esta realidade se concretize”, afirma Joel.

As atividades prosseguem até sexta-feira com seminários onde serão discutidas formas de incentivar empresas a cuidar das crianças que estão próximas e evitar, que uma das piores violações dos direitos humanos aconteça: a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Itaipu 
Jovens agradecem aos empregados da Usina pelo apoio aos pogramas sociais

A Itaipu vem tentando fazer a sua parte. É uma das pioneiras no setor elétrico a ter um programa de proteção a meninos e meninas: Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).  E em 2010, assinou a Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes proposta pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Ao assinar o documento, a Itaipu comprometeu-se a realizar ações concretas para sensibilizar funcionários, fornecedores e clientes sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, podendo estabelecer cláusulas em seus contratos explicitando uma rejeição cabal a esse tipo de crime. “A ação realizada no Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, na barreira de controle da Usina é um exemplo deste trabalho”, lembra Joel.

Outra iniciativa nesta área é o projeto ViraVida, conduzido pelo Conselho Nacional do Sesi, busca promover a elevação da escolaridade, o fortalecimento da auto-estima e a autonomia de adolescentes e jovens em situação de exploração sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário