sexta-feira, 8 de julho de 2011

GT Itaipu Saúde oferece curso sobre atendimento ao idoso

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde) abriu essa semana as inscrições para o curso “Envelhecimento e Suas Interfaces: Qualidade no Trabalho com o Idoso”. Sem qualquer custo, a capacitação, com carga horária de 120 horas, é destinada aos profissionais da saúde, ciências humanas, educação, turismo, comunicação social, engenharia, arquitetura e, estudantes.

Os interessados em participar do treinamento devem se inscrever, gratuitamente, através do email: gtsaude@itaipu.gov.br até o dia 13. Serão disponibilizadas 60 vagas, mas apenas 30 para brasileiros, as outras, são destinadas a profissionais do Paraguai e da Argentina.

O objetivo do curso é dar oportunidade aos participantes de conhecer o processo do envelhecimento humano, com vistas, a promoção de competências, desenvolvimento de habilidades, aprimoramento contínuo e fomento de políticas públicas de atendimento ao idoso. “Geralmente oferecemos cursos a técnicos da saúde, mas resolvemos abrir para os demais profissionais, pois precisamos adequar a linguagem entre os jornalistas; desenvolver prédios e residências adequadas a este público”, afirma Paula Rodrigues Zvir, responsável pelo treinamento. E completa: “A inclusão de rampas de acesso em prédios públicos, por exemplo, já é lei”.

Expectativa de vida
Conforme lembra o coordenador do GT Itaipu Saúde, Joel de Lima, o idoso passou a ter um cuidado especial da Itaipu e dos programas de responsabilidade social devido ao aumento, considerável, de pessoas nesta faixa etária. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, apontam que, hoje, no Brasil há cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 55 anos. O número é superior ao de crianças de até quatro anos.  E, na última década, a expectativa de vida, por exemplo, saltou de 66 para 73 anos. E, estudos demonstram que, em 2025, a esperança de vida chegará a 82 anos. E o Brasil, será o 6o país, com maior número de idosos.

O Curso
O curso terá duração de 120 horas divididos em quatro módulos. As aulas serão ministradas por professores da Unioeste e Universidade Caxias do Sul, RS, no auditório do Sesc.

No 1o modulo, com o tema “Contextualização”, os participantes discutirão “Dados demográficos e sociodemográficos”, ainda, “Conceitualização: Processo de envelhecimento, velhice e velho”. Nesta fase as aulas serão ministradas nos dias 15 e 16 e, 29 e 30 de julho.

O assunto do módulo 2 será “Fundamentos Biopsicossociais: aspectos biológicos, psicológicos, sociais, famílias contemporânea e educação”. Na 3a etapa, o debate será sobre “Políticas Públicas e Envelhecimento: Legislação e Redes Sociais”.

A última fase versará sobre “Organização e Gestão de Serviços para Idosos”. Neste contexto, abrangerá assuntos ligados ao turismo, arquitetura, meio ambiente e estruturação de programas para idosos.

Ao final, os participantes receberão certificados emitidos pela Itaipu Binacional, validados pela Universidade de Caxias do Sul.

GT Saúde
Constituído em 2003, o objetivo do GT Itaipu Saúde é contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde, promovendo ações baseadas na integração e na cooperação entre os três países: Argentina, Brasil e Paraguai.

Cada reunião mensal do Grupo reúne em média 110 profissionais do setor de saúde, que debatem, propõem e elaboram projetos a serem implementados pela Itaipu. As pautas desses encontros se distribuem em nove eixos temáticos: Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador, Saúde Indígena, Saúde Materno-infantil, Saúde do Homem, Saúde Mental, Endemias, Acidentes e Violências e Educação Permanente em Saúde.

Um comentário:

  1. ola joel, o que devo fazer, para receber as informaçoes sobre os cursos do gt saude, que a proposito sao otimos!!! parabens a toda equipe gt saude!!

    ResponderExcluir