terça-feira, 14 de junho de 2011

GT-Saúde promove curso sobre Saúde Mental para técnicos da Tríplice Fronteira

A "Capacitação para uma prática em Saúde Mental”, que começa nesta sexta-feira, 17, às 9h, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vai preparar profissionais das unidades de saúde e organizações não-governamentais para atender pacientes com doenças mentais no Brasil, Paraguai e Argentina.

Promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde), o curso será dividido em seis módulos, com aulas duas vezes por mês, durante seis meses. Ao todo serão 72 horas de treinamento. No primeiro, as aulas versarão basicamente sobre o que é saúde mental; acolhimento e acessibilidade. Mas, no decorrer do curso estudarão as formas de humanizar as unidades de saúde; dependência química, depressão pós-parto e crises na adolescência.

Os modelos de prevenção, os tratamentos disponíveis nos três países e formas alternativas de tratar as doenças também farão parte dos debates. Um exemplo é o “Coral Vozes de Valor” que a psicóloga Quésia Cristina criou com pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em Foz do Iguaçu. Com pouco mais de seis meses de atividades, já é possível contabilizar resultados positivos no tratamento. “As crises diminuíram e o relacionamento interpessoal melhorou”, afirma a psicóloga.  

“Este é o segundo curso, realizamos um em 2010, mas como não conseguimos atender todos os profissionais da região, abrimos vagas para mais 60”, explica a enfermeira Denise Kaefer, integrante da Comissão de Saúde Mental do GT-Itaipu Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário