terça-feira, 21 de junho de 2011

Coral Vozes de Valor abre curso de saúde mental

O canto que cura e conforta: os pacientes do Caps soltaram a voz para abrir o curso sobre saúde mental promovido no PTI pelo GT Itaipu Saúde.

Uma apresentação do Coral Vozes de Valor, formado por 68 pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Foz do Iguaçu, abriu na última sexta-feira (17) um curso sobre saúde mental, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A iniciativa, promovida pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT Itaipu-Saúde) na sexta e no sábado (17 e 18), reuniu 60 profissionais de saúde do Brasil, Paraguai e Argentina. Eles debateram o processo de acolhimento de pessoas nas unidades básicas dos casos de doenças mentais.

O curso terá duração de seis meses, com atividades duas vezes por mês. A primeira aula foi ministrada pela psicóloga Sandra Fagundes, diretora da Atenção à Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

Apresentação

Para a gestora do GT Itaipu-Saúde, Luciana Bueno Sartori, a apresentação do Coral teve como objetivo mostrar formas alternativas de cuidar de pacientes com transtornos mentais. O grupo é composto por pessoas com idade entre 18 e 65 anos. Entre eles, pacientes com depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e síndromes.

“O Coral foi a coisa mais legal que aconteceu na minha vida. Tenho vontade de cuidar dos cabelos e até me maquiar. Antes, não me preocupava com a aparência”, relata Sueli Zanatta, que há seis anos frequenta o Caps diariamente.

Em 2010, o projeto foi inscrito no Ministério da Saúde, na categoria Arte e Cultura, e contemplado com R$ 10 mil para gravação de um CD, lançado em 18 de maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial. “Não é um CD profissional, mas um registro de como a música pode ajudar no tratamento de pessoas com doenças mentais”, explica Quésia Cristina, coordenadora do Coral (foto).

Em 2011, o desafio é conseguir apoio para um outro projeto, o Pessoas que Encantam. A meta é oferecer oficinas de canto, violão, trompete, teclado a todos os pacientes com transtornos mentais em Foz do Iguaçu.


Fonte: JIE

Um comentário:

  1. BOM DIA MEU NOME É ANA LUCIA CASTELO BRANCO GIOVANELLI TENHO UM FILHO QUE SOFRE DE TRANSTORNO MENTAL DESDE CRIANÇA HJ ELE TEM 21 ANOS E MORAVAMOS EM SÃO LUIS DO MARANHÃO ONDE ELE FEZ TRATAMENTO NO CAPS DE LÁ E TBM EM UM HOSPITAL DE DOENTES MENTAIS ESTOU HA POUCOS DIAS EM FOZ DO IGUAÇU VIM PARA TENTAR UM TRATAMENTO NELE AQUI POIS TENHO PARENTES QUE MORAM AQUI E ME DISSERAM Q POSSO CONSEGUIR QUE ELE MELHORE AINDA MAIS POR FAVOR GOSTARIA DE SOLICITAR SE POSSIVEL QUE EU POSSA LEVA-LO AI PARA CONHECER O CAPS DE FOZ DO IGUAÇU MEU FILHO SOFRE DE TOC E TOMA MUITOS REMEDIOS JA TENTEI MARCAR UMA CONSULTA EM UM HOSPITAL E SO DIA 18 DE ABRIL QUE ELE PASSARA POR UMA TRIAGEM O MEDICO QUE MINHA CUNHADA RECOMNEDOU É DR MAURICI NEM SEI SE VOU CONSEGUIR POIS SO TEM VAGA PARA JUNHO POR FAVOR SE PUDEREM ME VISITAR PARA CONHECER MEU FILHO E ME AJUDAREM NO QUE FOR POSSIVEL AGRADEÇO MEU ENDEREÇO É AVENIDA MARIO FILHO 1119 MORUMBI II DESDE JA AGRADEÇO MEU EMAIL É ana.giovanelli@yashoo.com.br

    ResponderExcluir