quarta-feira, 22 de junho de 2011

10ª Regional integra o GT Itaipu-Saúde

A 10ª Regional de Saúde passou a fazer parte oficialmente, nesta terça-feira (21), do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde. A adesão ocorreu durante reunião realizada em Cascavel, cidade-sede da regional, que integra 25 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Com a nova integrante, os projetos e ações do GT Itaipu-Saúde passam a atingir 125 municípios brasileiros, argentinos e paraguaios, com população estimada em mais de 2,3 milhões de pessoas.
 
No Brasil, agora são três as regionais de saúde que fazem parte do GT, todas no Paraná: a 9ª, com sede em Foz do Iguaçu e que reúne nove municípios; a 20ª, com sede em Toledo, abrangendo outros 18 municípios, e agora a 10ª.

Reunião em Cascavel marcou o ingresso da 10ª Regional no GT Itaipu-Saúde.

Do lado paraguaio, integram o colegiado os Departamentos de Canindeyú, Caaguazú e Alto Paraná, que juntos agregam 48 municípios. A Argentina participa do GT Itaipu-Saúde com a Província de Misiones, com 25 municípios.
   
Avaliação

Para Luciana Bueno Sartori, gestora do GT Itaipu-Saúde, a entrada da 10ª Regional ajuda a ampliar o trabalho do colegiado. “Técnicos de mais 25 cidades participarão das reuniões, trocando experiências, aprendendo e ajudando a melhorar a qualidade da saúde da população”, destacou.

O diretor da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, disse que a adesão foi uma determinação da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, no início de 2011. Segundo ele, “o GT é o único espaço aonde brasileiros, paraguaios e argentinos discutem problemas e soluções na área da saúde”. “Antes, [a discussão] era restrita à fronteira, mas agora outras regiões também podem participar”, elogiou.

Miroslau Bailak (à dir.), diretor da 10ª Regional de Saúde: possibilidade de atualização sem custos.
 
Ainda de acordo com Bailak, um dos principais benefícios do GT são os cursos oferecidos, gratuitamente, a médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais da saúde. “Todo profissional precisa de atualização. O GT Saúde oferece sem custo e, ainda, com a possibilidade de conhecer a realidade dos países vizinhos”, completou.

Também participaram da reunião em Cascavel os diretores da 9ª e da 20ª regionais de saúde, Odair José Silveira e Dieter Seyboth, respectivamente, além do secretário municipal da Saúde de Foz do Iguaçu, Alexandre Kraemer.

Capacitação

Nos últimos anos, o GT Itaipu-Saúde capacitou mais de 4 mil técnicos na área de saúde mental, saúde indígena, endemias de saúde materno infantil, saúde do idoso, entre outros. 

O diretor da 10ª Regional aproveitou a reunião em Cascavel para convocar um representante de cada região para ser um “xerife da dengue”. Quem recebeu a estrelinha deve cuidar do local onde vive e nomear mais dez “xerifes” para acabar com o mosquito da dengue. 


Fonte: JIE

Um comentário: