quinta-feira, 19 de maio de 2011

Projeto Plugado recebe premio nacional de Protagonismo Juvenil

O projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, mantido pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu e Casa do Teatro, recebeu, nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes.
      
Gladis Baez, as plugadas Monique e Giovana, Rosângela da Silva e Arinha Rocha comemoram o reconhecimento pelo bom trabalho.
       
O Prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Plugado! com 40 adolescentes de escolas públicas de regiões de Foz do Iguaçu, nos locais onde existe risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude. Eles têm aula de teatro e dança, depois repassam os conteúdos aprendidos para outros 400 estudantes.
       
 
Auditório lotado para entrega dos prêmios.
      
Na cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, citou Itaipu como uma empresa referência na área de responsabilidade. Inclusive, apoiou a proposta da Eletronorte de levar a experiência do PPCA para as hidrelétricas em construção no país.
      
“Sermos escolhidos entre dezenas de projetos demonstra que estamos protegendo nossos adolescentes da maneira correta, incentivando o protagonismo e a conscientização a respeito de seus direitos”, afirmou Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA.
      
Nossas premiadas com a ministra Maria do Rosário (centro).
      
Segundo a diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, a premiação incentivou a entidade a ampliar a atuação do Plugados. “Queremos atender 50 adolescentes em 15 escolas e realizar mais festivais semelhantes ao que trouxe a Foz, em 2010, o vocalista da Banda Detonautas, Tico Santa Cruz”, destacou. 
      
“Foi uma emoção muito grande quando ouvimos o nome do Plugado! como premiado. Estávamos lado a lado de projetos mantidos pelo Unicef. Apesar da felicidade, a responsabilidade aumenta”, disseram as plugadas Monique da Silva e Giovanna Ritcheli.
      
Prêmio elaborado pelo cartunista Ziraldo
O prêmio faz parte da mobilização do “18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Foram premiados também o Canal Futura, na categoria Boas Práticas; a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Produção de Conhecimento; Wanderlino Nogueira Neto, em Cidadania, e a Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan), na categoria Responsabilidade Social.
Fonte: JIE


Nenhum comentário:

Postar um comentário