sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Invasão" de adolescentes marca 18 de maio nos escritórios da Itaipu

Itaipu não ficou de fora das ações que marcaram o 18 de maio, Dia Nacional de
Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na volta
do almoço, os empregados que trabalham na usina foram recepcionados na
Barreira de Controle por adolescentes beneficiados pelo pelo Programa de
Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu.
Jovens "pararam o trânsito" para sensibilizar os colegas de Itaipu.

Pelo menos 300 jovens “invadiram” os ônibus que levavam os colegas à usina
para agradecer pelo apoio e distribuir folders e materiais da campanha
“Faça Bonito: Proteja nossas crianças e Adolescentes”, instituída pela Secretaria
Nacional dos Direitos Humanos. Quem chegava de carro também era abordado.

Ninguém passou ileso pela barreira.

Os adolescentes fazem parte dos projetos mantidos ou apoiados pela empresa,
como o “Meninos do Lago”, “Plugados! – Canal Ligado na Cultura”, “Centro de
atenção Integral ao Adolescente (Caia)” e “Guarda Mirim”.
“Sem a ajuda de vocês, poderíamos ser vítimas da exploração sexual ou
maus-tratos,mas, pelo contrário,fazemos parte de ações que nos tiram das
ruas e nos oferecem uma profissão”, disse João Paulo do Canto, de 15 anos.
      
Recepção
     
Os adolescentes foram bem recebidos pelos colegas de Itaipu. Em alguns ônibus,
chegaram a ser aplaudidos. “Toda criança precisa de um protetor, mas nem
sempre tem. Essa atividade mostra que Itaipu está dando sua contribuição
como empresa. E de forma séria”, afirmou Dirceu Pereira, da Divisão de
Remuneração e Movimentaçãode RH (RHGM.AD).
Sensibilização a caminho do trabalho.

“É bom saber que ajudamos a melhorar a vida desses jovens”, disse Jorge
Fernando Leite, da Divisão de Apoio a Segurança (SESA.AD). Para ele,
projetos e mobilizações como a do dia 18 de Maio deveriam ser feitos com
mais frequência. “Quanto mais batermos nesta tecla, mais resultados positivos
poderão ser contabilizados”, acrescentou.
Um porta-cartões e um fôlder informativo foram distribuídos.
      
Marcos Lessa Fonseca, da Divisão de Manutenção Mecânica de Serviços
Auxiliares (SMMA.DT), destacou que a comunidade como um todo precisa
fazer a sua parte. “Devemos investir em mais projetos e, ao mesmo tempo,
denunciar casos de maus-tratos e abusos”.

No Centro Executivo, eles foram de sala em sala distribuir os brindes.

Centro Executivo e Curitiba
      
Os adolescentes também visitaram os empregados que trabalham no Centro
Executivo, para entregar o material da campanha e uma flor de madeira que
simboliza a data. O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, ao receber o material,
fez questão de colocar uma flor na lapela do paletó.
      
Jorge Samek fez questão de aderir à causa.
Em Curitiba, o Edifício Parigot de Souza também ficou mais “florido”: menores
aprendizes distribuíram os materiais em todos os andares, marcando a data no
escritório da Itaipu na capital do Estado.

       






















Movimento chega a Curitiba: na foto, Lilian Paparella, da Assessoria de Responsabilidade Social, recebe seu kit.

Fonte: JIE

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