terça-feira, 3 de maio de 2011

Linhas de crédito para hotelaria recebem reforço de R$ 500 milhões

Linhas de crédito para hotelaria recebem reforço de R$ 500 milhões


As linhas de financiamento para o setor hoteleiro reberam um reforço de R$ 500 milhões do Ministério do Turismo, em abril.

Com este aumento os valores utilizados para construção, reforma e ampliação de hotéis sobem dos atuais R$ 1,8 bilhão para R$ 2,3 bilhões.

O ministro do Turismo Pedro Novais disse que em 2011 a pasta dispõe de R$ 1 bilhão de linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 1,3 bilhão provenientes dos Fundos Constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”.

A linha de crédito BNDES ProCopa Turismo, com valor inicial de R$ 1 bilhão, faz parte do pacote de ações do governo federal para a Copa do Mundo de 2014. Trabalha os conceitos de Hotel Padrão, Hotel Eficiência Energética e Hotel Sustentável, estabelecendo regras diferenciadas para cada categoria. As certificações, nos dois últimos casos, devem ser reconhecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Os hotéis padrões terão prazos menores para pagamento da dívida e os sustentáveis os maiores.
O valor do Fundo Constitucional do Centro-Oeste é de R$ 439 milhões, do Nordeste R$ 692 milhões e de R$ 106 milhões até R$ 206 milhões o Norte.
O Brasil possui mais de 28 mil meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas e albergues.

Financiamento para o turismo cresce 500% em oito anos

O valor liberado pelos bancos oficiais para empresas de turismo aumentou 500%, de acordo com o Ministério do Turismo (Mtur). De 2003, ano de criação do MTur, a 2010, foram liberados R$ 25 bilhões para capital de giro, investimentos em obras,  instalações e maquinários, entre outros. Os números são relativos a operações realizadas pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e BNDES (linha BNDES Pró Copa).  O recorde de oferta de crédito foi em 2010, quando os financiamentos para o turismo chegaram a R$ 6,67 bilhões, um aumento de 20% na comparação com 2009 e de 85% em relação a 2008.

Assista ao vídeo sobre o turismo brasileiro em exibição em  250 salas de cinema em todo o mundo. O filme deve atingir 1,25 milhão de pessoas por meio de 7.500 inserções. Os atrativos iguaçuenses também aparecem no vídeo.

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