terça-feira, 31 de maio de 2011

Cineclube: Sábado tem sessão gratuita de cinema

Lembrança ou esquecimento? A memória como uma ferramenta para entender a história, os acontecimentos e movimentos que envolvem a marcha humana e os seus indivíduos. Esse será o ponto de reflexão proposto para a próxima sessão do cineclube Cinema Aberto, que será realizada no Teatro Barracão, no próximo sábado, dia 4, às 19 horas.

Para isso, será exibida a película “Uma cidade sem passado”, produção alemã de 1990 dirigida por Michael Verhoeve. A narrativa retrata a investigação de uma estudante em busca da verdade sobre relação dos moradores da provinciana Pfilzing com o nazismo.

A protagonista busca informações sobre o passado da cidade, revisitando arquivos e ouvindo versões dos habitantes sobre o período de ascensão e domínio e Adolf Hitler e o III Reich. A jovem se depara, então, com a dificuldade do obter informações das pessoas envolvidas, que recordam de poucas ocorrências e do prefeito como o “único” nazista conhecido na localidade.

Ao apresentar o tema da memória para o debate, os promotores do cineclube pretendem transportar a discussão para a realidade local, destacando a relevâncias das iniciativas e ações que promovam, preservem e cuidem da história de Foz do Iguaçu e  de sua população.

Como explica o jornalista Alexandre Palmar, um dos responsáveis pelo projeto, a ideia é aproveitar o aniversário da cidade, comemorado em 10 de junho, para refletir sobre o conjunto de fatos, lembranças e reflexões coletivas que se denomina memória.

“Abrimos para a exibição de um filme que não é latino-americano pela profundidade do debate contido nesta obra. Será um momento importante para pensarmos sobre quem somos nós, os iguaçuenses, a nossa realidade e o futuro que queremos compartilhar”, afirma Palmar.

Os cineclubes são formados pelas pessoas que participam das sessões e, portando, todo o espectador é também um cineclubista, podendo indicar e sugerir os filmes e propor debates sobre a produção audiovisual.

O Cineclube Cinema Aberto dispõe de um blog na internet para a divulgação das atividades e informações sobre os filmes, no endereço www.cineaberto.wordpress.com.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário