sexta-feira, 8 de abril de 2011

Unati promove primeira aula de 2011



Novos alunos da Unati em Foz durante a primeira aula de 2011, nesta quinta-feira (7).
  
A nova turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) em Foz do Iguaçu teve, nesta quinta-feira (7), a primeira aula de 2011. São 40 acadêmicos – todos com mais de 55 anos. As primeiras atividades deram o tom de como serão próximos dois anos: muito aprendizado, música, teatro, passeio e, principalmente, alegria.
  
Gládis Mirtha Baez representou o diretor-geral brasileiro da Itaipu na aula inaugural. Segundo ela, a empresa é parceira da Unati para reforçar as políticas públicas em prol dos idosos. “Essas pessoas têm muito a contribuir à sociedade. Apesar de alguns nem ter concluído o ensino fundamental, têm experiência e conhecimento. Podem, inclusive, auxiliar os acadêmicos jovens”, afirmou.
    
De acordo com Wilson Zonin, pró-reitor reitor de extensão, a novidade este ano é a autonomia da Unati de Foz. “Antes nosso programa estava vinculado à Unioeste de Toledo. Hoje, o campus de Foz é o responsável por preparar o conteúdo programático dos alunos”, explicou.
 
A mudança foi possível graças ao trabalho desenvolvido pela equipe nos últimos dois anos. “Agora teremos liberdade para adequar o conteúdo programático às nossas características locais e regionais e, ainda, firmar novos convênios”, destacou Antônio Carlos Nantes, coordenador da Unati.
  
Criviam Siqueira, coordenadora do Programa Rede Cidadã, da Itaipu, ressaltou um dado importante para a definição de políticas públicas no País. “O Brasil está ficando mais velho e, por isso, precisamos trabalhar para que os brasileiros envelheçam com saúde e qualidade de vida”, disse.


Novas alunas    

Teresia e Cacilda: calouras na Unati, experientes na vida.
   
Uma das calouras da Unati é Cacilda dos Santos Gomes, de 75 anos. Quando jovem, lecionava para alunos com necessidades especiais. Agora, com o incentivo da família, Cacilda voltará aos bancos escolares. “Não estudei muito, mas dava aula aos alunos surdos e mudos porque ninguém queria ensiná-los”, contou. Na Unati, ela pretende atualizar os conhecimento e, sobretudo, fazer novos amigos.
   
Teresia Traça, de 79 anos, somente cursou o ensino fundamental. De origem alemã, fala e escreve no idioma germânico. “Estava ficando entediada dentro de casa. Os filhos casaram e parte da minha vida já se foi. O que me resta é conhecer pessoas, me divertir um pouco e, quem sabe, ensinar um pouco de alemão aos colegas”, afirmou.
   
Veterana

O sonho das calouras está próximo da realidade. Sirlei Bueno, de 65 anos, (à esquerda) formou-se na Unati em 2010 e incentivou os novos alunos.

“Até conhecer a Unati, tinha impressão que, para mim, só restaria cuidar dos netos e fazer crochê. Mas aprendi muito nos últimos dois anos”, disse.

  
“Tivemos aula de segurança, economia, informática, saúde e fizemos muitos passeios. Aproveitei cada dia de aula. Já estou com saudades”.
  
Unati

  
A Unati é um programa de extensão Unioeste. O calendário escolar é respeitado e os alunos precisam de 75% de frequencia para receber o diploma. Com duração de dois anos, as aulas são ministradas uma vez por semana. O curso é gratuito.
   
Parceria

   
A Itaipu Binacional é parceira da Unati por meio dos programas Saúde na Fronteira e Rede Cidadã e apoia iniciativas que tenham por objetivo erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos nos municípios vizinhos do reservatório.



Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário