quinta-feira, 21 de abril de 2011

Núcleo Regional de Fronteira será lançado nesta terça-feira

Reunião realizada na Itaipu, em março, estabeleceu os moldes do Núcleo

O Protocolo de Cooperação para a implantação do Núcleo Regional de Fronteira do Paraná será assinado por representantes da Itaipu Binacional, Governo do Estado, da Associação dos Municípios Lindeiros do Oeste do Paraná (Amop), da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e Receita Federal nesta, terça-feira, 26, em Brasília.

A cerimônia está marcada para as 9h, no Ministério da Integração Nacional, proponente do colegiado,

O Núcleo será um espaço onde as três esferas de governo, instituições privadas e a sociedade civil organizada poderão construir propostas capazes promover o desenvolvimento da região fronteiriça. Esta faixa paranaense corresponde a aproximadamente 3% do território nacional e é considerada favorável à integração com os países vizinhos, ao fortalecimento da cidadania e ao desenvolvimento econômico.

Joel de Lima, responsável pela elaboração do protocolo destaca que a união dos esforços entre estes atores constituirá, ainda, um marco histórico na gestão integrada. "Será possível otimizar recursos ao evitar ações duplicadas e descontinuidades nas prioridades estabelecidas para as fronteiras As ações com certeza serão mais eficazes", afirma.

A criação do colegiado é resultado do Decreto de 8 de setembro de 2010, assinado pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que instituiu a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário