quarta-feira, 16 de março de 2011

Plugado! oferece cursos de teatro e dança nas escolas de Foz

Alunos aprenderão a interpretar e elaborar peças teatrais. Os cursos são de graça

Estudantes de escolas públicas de Foz do Iguaçu podem se inscrever para participar das oficinas de teatro e dança, oferecidas pelo projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, mantido pela Casa do Teatro e Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Ao todo serão ofertadas 400 vagas.

Para participar, os alunos precisam entrar em contato com os agentes culturais do projeto Plugado!, na própria escola e preencher a ficha de inscrição. A única exigência é ter vontade de aprender e comprovar a frequência escolar. As secretarias das instituições também podem prestar informações.

Cursos

Os cursos começam já na segunda-feira, 21, na própria unidade escolar.  Dividido em módulos de quatro meses, o programa abrange técnicas de formação de atores e dançarinos e a montagem de espetáculos, que são apresentados no final do semestre, durante a Mostra da Cidadania. O evento reúne os resultados artísticos e culturais do projeto.

Uma boa conversa

Entre as aulas, os alunos do Plugado! participam de terapias coletivas chamadas de “Rodas de Conversa”, onde debatem e buscam soluções para conflitos do cotidiano, como por exemplo, violência contra a juventude, racismo e preconceito, sexualidade e direitos reprodutivos, exploração sexual, entre outros. “Estas oficinas garantem a formação profissional e cultural dos jovens iguaçuenses e, ao mesmo tempo, contribuem para a redução da violência. Enquanto fazem atividades, estão longe das ruas e de pessoas mal intencionadas”, afirma Gládiz Mirtha Baez, coordenadora do PPCA.

Para o assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, ao fortalecer e incentivar práticas que unem escola e comunidade, ainda, professores e estudantes, é possível despertar a consciência para os problemas e soluções que interferem na vida de todos. “A busca pela paz e a condenação da violência, são alguns exemplos”, completa.

Nesta linha, a Itaipu apoia e impulsiona iniciativas da sociedade civil que ajudam a elevar as condições e a qualidade de vida das pessoas, ajudando a construir uma cidade, um estado e quem sabe, um país melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário