segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Museu Bertoni recebe últimos retoques para a reabertura à visitação

O Museu Moisés Bertoni, localizado às margens do Rio Paraná, dentro dos limites territoriais de Ciudad Presidente Franco, logo será entregue totalmente remodelado e reestruturado à comunidade das Três Fronteiras. Funcionando de modo precário há mais de dois anos, o Museu Bertoni será reaberto neste semestre. Mas as principais mudanças já estão realizadas e prontas. 

As autoridades nacionais esperam poder inaugurar o novo Bertoni ainda neste primeiro semestre. O que falta, segundo a Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) é definir estratégias para a administração do espaço cultural.

A obra foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Nacional de Cultura e Secretaria Nacional do Turismo do Paraguai.  

O Museu, localizado em uma reserva ambiental que hoje tem 200 hectares (já foram 12 mil), é parte das áreas protegidas do Paraguai sob o nome de Monumento Científico Nacional desde 1955.
 
O Museu terá 10 salas, segundo o projeto de Lataza, que manterá uma exposição permanente de parte da antiga biblioteca de Bertoni que chegou a ter 7 mil livros, revistas e jornais científicos. A sala onde o cientista e pesquisador Bertoni trabalhava ganhou tratamento especial. Foi feita uma estátua de Bertoni sentado à mesa e trabalhando (foto). Parte dos livros e artigos de Bertoni foram escritos e impressos na gráfica de sua casa. À gráfica ele deu o nome de Ex Sylvis. Lataza reconstruiu o ambiente da gráfica utilizando métodos modernos de museologia. Todo o material do Museu Bertoni antigo foi levado à Assunção para análise, restauração e preservação.

Além do Museu Bertoni, há obras em andamento no Parque Municipal do Monday e no lado paraguaio do Marco das Três Fronteiras. O projeto de reorganização e reestruturação do museu é dirigido por Luis Lataza, conhecido historiador de arte e mestre em museologia do Paraguai. Entre as obras assinadas por ele, se encontra a Casa da Independência do Paraguai em Assunção.

Fonte: Gazeta do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário