sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aulas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) começam nesta segunda-feira

Os 500 estudantes matriculados no Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Foz do Iguaçu, iniciam o ano-letivo nesta segunda-feira, 14. Os alunos são dos cursos técnicos de informática, aquicultura, edificações, hidrologia, cozinha, secretariado e administração.

Do total de discentes, 10 são paraguaios. A proposta é promover a integração entre Brasil e Paraguai. Nos próximos anos a meta é aumentar o número de vagas para estudantes dos dois países vizinhos.

Segundo o diretor-geral do Campus, Luiz Carlos Eckstein o objetivo do IFPR é qualificar cidadãos para atuar nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. “A quantidade de estudantes praticamente dobrou. No início eram 250, hoje, são 500. Entretanto a nossa meta é atingir 2,5 mil alunos”, afirma. E completa: “O mercado está pronto para receber estes profissionais. Hoje, em todo o Brasil, há pelo menos 6 milhões de vagas ociosas aguardando técnicos qualificados”.

Uma das novatas é Maria da Silva Dias, de 56 anos. Ela está ansiosa para iniciar o curso de Cozinha. Depois de 40 anos sem estudar, Maria reconhece que não será fácil. “Estou cursando o Ensino Médio através do CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos). E agora, farei curso técnico no IFPR. Sei da qualidade dos professores, por isso, será necessário um esforço redobrado da minha parte. Mas, com certeza sairei pronta para o mercado de trabalho”, afirma.

A instituição estuda a possibilidade de implantar um curso superior de licenciatura nas áreas de física e artes.

Um comentário:

  1. Dar a notícia em primeira mão para o blog do patrão? Eu hein? Até rimou.

    ResponderExcluir