quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

IFPR realiza Mostra de Fotografias: “Os velhos Carnavais do Floresta Clube”

Bailes de Carnavais serão relembrados na Mostra

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Foz do Iguaçu, promove de 1o a 3 de março a 1a Mostra de Fotografias: “Os velhos Carnavais do Floresta Clube”. A abertura oficial será na terça-feira, às 9h15, com a presença de alunos, professores, diretores e colaboradores da instituição.


As fotografias e materiais, que relembram os grandes bailes, ficarão expostos no saguão principal do IFPR e poderão ser visitadas das 14h às 21h. Serão mais de 300 imagens, todas recolhidas nas dependências do clube.

Durante os três dias, os visitantes terão a oportunidade de participar da exposição identificando os personagens das fotografias e, ainda, registrar histórias curiosas vividas nos antigos carnavais.

A mostra faz parte do Projeto Ponto da Memória, coordenado pela professora de Geografia e História do IFPR, Roseli Bernardete Dahlem (foto).
Até o final de 2011 serão mais três exposições com os temas: Esporte, Festas Juninas e Bailes.

Ponto da Memória

Iniciado em outubro, o Ponto da Memória é um projeto de extensão da professora Roseli. O objetivo é resgatar a história do Floresta que, até pouco tempo, foi um dos clubes mais badalados de Foz do Iguaçu.
“Manter a memória do Floresta foi um dos compromissos assumidos pelo IFPR ao receber o espaço da direção da Itaipu Binacional”, afirmou.

Com a ajuda de cinco estagiários dos cursos de Informática e Aquicultura, ela já recolheu, limpou e digitalizou mais de 8 mil imagens. Somente de carteirinhas de antigos sócios, são mais de 5 mil. O próximo passo será recuperar as fotografias.

O grupo buscará também recortes de jornais e reportagens televisivas para compor o acervo.

Todo o material será mantido em um pequeno museu. “Em 2012, devemos inaugurar um espaço exclusivo para armazenar o acervo”, disse.

O Floresta Clube

O Floresta Clube foi construído pela Itaipu Binacional e inaugurado em 7 de setembro de 1978. A proposta era oferecer uma opção de lazer e entretenimento para os funcionários da empresa na época da construção da Usina. Depois de quase 30 anos de muitas festas, bailes, competições esportivas ou simplesmente de garantir momentos de descontração ao iguaçuenses, foi fechado em abril de 2008.

O clube – onde hoje funciona o IFPR –, ficava em uma área de 100 mil m². A sede social contava com piscina semi-olímpica, piscina recreativa e infantil. Ainda, tinha sauna seca, pista de skate e patins, campo de futebol, suíço, quadra de tênis, duas quadras de campo, quadras poliesportivas, churrasqueiras, vestiários e parques infantis.

Segundo o diretor do Campus, Luiz Carlos Eckstein, o local está sendo reformado e ganhando nova estrutura. O campo de futebol, por exemplo, deu lugar às salas de aula e aos laboratórios. Entre eles, de química, física, biologia e de informática. O salão de festas será transformado em auditório. 

Entretanto, a única área desfigurada será o campo de futebol. As demais serão mantidas na mesma linha arquitetônica do clube, inclusive, as quadras de esportes.

Doação
Pessoas interessadas em colaborar com o acervo do Clube poderão fazer doações de materiais, como camisetas, troféus, medalhas e fotografias. No caso das imagens, podem ser apenas emprestadas para digitalização.

Visitantes da Mostra poderão identificar as pessoas nas fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário