terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

IFPR já emitiu 150 diplomas de Ensino Médio com base no ENEM

Até agora 150 pessoas já receberam o certificado de conclusão do Ensino Médio emitido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2010. Os interessados devem procurar a secretaria da Instituição das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Segundo Flávio Lúcio Pedrosa, da Secretária Acadêmica, este documento beneficiará milhares de brasileiros. Principalmente àqueles que deixaram os bancos escolares há muitos anos ou estudaram em outras regiões, mas não têm documentos comprobatórios. “A única exigência é ter mais de 18 anos e alcançadas as notas mínimas no ENEM”, explica. E acrescenta: “Mesmo quem não concluiu o Ensino Fundamental tem direito”.

Pontuação
A nota mínima é 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Ainda, somado, pelo menos, 500 pontos na redação.
Mesmo com pontuação inferior a 400 em alguma das áreas, estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) podem requerer o certificado de proficiência em algumas disciplinas.  A exigência é ter alcançado notas mínimas nessas matérias em cursos supletivos, por exemplo.

Documentos
Para solicitar o Diploma do Ensino Médio ou de Proficiência, gratuitamente, o aluno deve encaminhar ao Instituto o requerimento de “Solicitação de Certificação do Ensino Médio” – disponível no site: www.ifpr.edu.br -; Boletim Individual com as notas do ENEM; original e cópias da Cédula de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da Certidão de Nascimento ou Casamento.

A emissão do diploma pelo Instituto é resultado da Portaria nº 807 assinada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, em 18 de junho de 2010.

Em Foz do Iguaçu, o IFPR funciona na Avenida Araucária, 780, Vila A, na área do área do antigo Floresta Clube.

Mais informações pelo telefone (45) 3422-5317.

Nenhum comentário:

Postar um comentário