segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Encontro forma Núcleo de Fronteira


Autoridades debatem durante o 5º Encontro Internacional para Assuntos de Fronteira, no Centro Executivo. 

O assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joel de Lima, representará o governo federal no Núcleo Regional de Fronteira, que começou a ser estruturado na sexta-feira (11), durante o 5º Encontro Internacional para Assuntos de Fronteira, realizado no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu.
   
A reunião teve a presença de representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Internacionais, Secretaria Estadual da Saúde , 9ª Regional de Saúde, Ministério da Integração, Ministério da Saúde e Relações Exteriores do Paraguai, Sanepar e Acifi, entre outros.

    
Joel de Lima (primeiro à esquerda) será o representante do governo federal no Núcleo Regional de Fronteira.
   
O núcleo terá como objetivo propor soluções aos problemas da tríplice fronteira, como, por exemplo, o intercâmbio de profissionais de saúde, legislação única, ações conjuntas de enfrentamento da dengue e a implantação de um hospital trinacional.
  
Idealizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o grupo contará com representantes das três esferas de governo e se reunirá periodicamente.
  
O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, representará o município. Uma carta será encaminhada ao governador do Paraná, Beto Richa, solicitando a indicação de um nome para representar o Estado. A expectativa é que, em até 90 dias, a comissão esteja estruturada e pronta para iniciar os trabalhos, inclusive com a participação dos municípios lindeiros.

    
Segundo Sérgio Coury, o núcleo terá "liberdade para resolver".
  
Segundo o chefe do escritório de representação do Itamaraty no Paraná (Erepar), ministro Sérgio Coury, o núcleo será o elo entre as cidades fronteiriças e o governo federal. “Terá liberdade para resolver. Não queremos apenas debates, mas soluções efetivas”, afirmou.
  
Ainda durante o encontro, a prefeitura de Foz do Iguaçu fez o repasse da escritura de doação de um terreno na Vila Portes ao governo do Paraguai, para a construção do consulado geral do país em Foz do Iguaçu.
  
CNH
  
Segundo Coury, autoridades do Brasil, Paraguai e da Argentina se reúnem há dois anos para debater assuntos de fronteira. O uso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para brasileiros ingressarem na Argentina é um dos frutos do acordo firmado entre o Itamaraty e a Diretoria de Migração Argentina. "A estruturação deste núcleo com certeza é uma nova conquista".


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário