sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Foz deve ter Medicina em 2011

Samek discursa durante solenidade no auditório da Unioeste de Foz do Iguaçu.


A Itaipu, o governo do Estado do Paraná, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Fundação de Saúde Itaiguapy assinaram, nesta quinta-feira (2), o termo de cooperação para formalizar o curso de Medicina no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Foz do Iguaçu. A expectativa da instituição é que, no início do segundo semestre de 2011, aconteça o primeiro teste seletivo para o curso em Foz.
    
A solenidade aconteceu no auditório da Unioeste de Foz. Compareceram o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi; o reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke; e o deputado estadual Chico Noroeste, autor do projeto.
Assinatura do termo de cooperação: vestibular pode sair em julho de 2011.

Próximo passo
   
O próximo passo é regularizar os documentos para lançar o vestibular, pois o Conselho Estadual da Unioeste já autorizou as vagas que serão utilizadas em Foz. Não será criado um novo curso, mas expandidas vagas de Cascavel para Foz. Serão abertas 80 vagas para Medicina pela instituição, das quais 40 serão para Foz.
     
Orlando espera que o teste seletivo seja aberto no início do segundo semestre, mais precisamente em julho.  “Foz está muito bem preparada para receber este curso. Quando abrimos em Cascavel, não tínhamos sala, tampouco laboratório ou unidade hospitalar. Aqui, temos o Hospital Costa Cavalcanti com toda a infraestrutura para receber os acadêmicos”, disse.
    
No entendimento do reitor, estas novas 40 vagas representam a consolidação da universidade. “Somos uma entidade nova, mas que em 16 anos conseguiu crescer 105%”, destacou.
   
Sem sair de casa
   
Para o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, a assinatura deve ser considerada um marco histórico. “O curso de medicina somado à Unila, ao Ifet (Instituto Federal Tecnológico), ao Parque Tecnológico Itaipu e às demais instituições particulares do município transforma Foz em um polo universitário e do conhecimento”, frisou.
   
De acordo com Samek, será importantíssimo para a cidade ter um hospital-escola. “Teremos novos profissionais, pensadores e estudiosos atendendo a população de Foz do Iguaçu e região”, disse. Na visão do diretor-geral, o mais importante é que os jovens iguaçuenses não precisarão deixar sua cidade para estudar.
      
Segundo o prefeito Paulo Mac Donald, a implantação do curso de medicina ajudará, ainda, a melhorar a saúde pública do município. “Temos deficiência em profissionais. Com o curso, teremos na cidade professores, médicos e os estagiários em nossos hospitais”, afirmou. 
      
Sonho próximo
     
A estudante do ensino médio, Jaqueline Montanaro, concorda com Samek. Desde a infância ela sonha em cursar medicina para poder cuidar das pessoas. Entretanto, até pouco tempo, isso era algo bem distante. De família humilde, Jaqueline não teria condições de pagar uma universidade particular, muito menos de sair de casa para estudar. “Agora, meu sonho está mais perto de se tornar realidade. Posso ser médica sem precisar pagar mensalidade e ficar na minha cidade”, disse.
    
Hospital-escola
   
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), por intermédio da Fundação de Saúde Itaiguapy, será transformado em hospital-escola. Para o diretor-superintendente da unidade, Anilton Beal, esta parceria será benéfica para o hospital e também à comunidade.
     
Ele garantiu que novos investimentos serão feitos, caso haja necessidade, para que o HMCC funcione como hospital universitário. "Se for necessário algum recurso específico, com certeza faremos", ressaltou.
    
O Hospital Municipal de Foz também está incluso na parceria, já que reúne especialidades pelas quais os estudantes de medicina precisam passar.
     
Parcerias
      
A iniciativa é resultado da parceria entre o governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e a Itaipu Binacional, com a Fundação de Saúde Itaiguapy.

Fonte: JIE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário