terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pesquisa vai apontar os caminhos do GT-Itaipu Saúde em 2011

O Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde) passará por mudanças em 2011. A ideia é ampliar o número de comissões técnicas, hoje são oito, focar mais em campanhas preventivas de saúde e reforçar o papel de articulador entre os poderes municipal, estadual e federal do Brasil, do Paraguai e da Argentina.

O novo rumo do GT será determinado pelos próprios participantes. Os mais de 100 médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, representando 40 instituições da Tríplice Fronteira, estão respondendo a um questionário elaborado pelos consultores do GT-Itaipu Saúde.
      
As respostas servirão de subsídio para esta nova etapa. A proposta é saber quais assuntos devem ser prioridades nas discussões do colegiado; os pontos fortes e fracos e, principalmente, conhecer como está a saúde em cada uma das cidades vizinhas à Usina de Itaipu, tanto no lado brasileiro, como no paraguaio e no argentino.
 
Segundo o coordenador do GT-Itaipu Saúde, Joel de Lima, a pesquisa quer identificar basicamente o que está bom e o que pode ser melhorado a partir da ótica dos próprios participantes. “Um dos objetivos do questionário é verificar as contribuições do colegiado para a melhoria da saúde na Tríplice Fronteira”, disse.
 
Capacitações
 
Nos últimos três anos, o foco do GT-Itaipu Saúde foi a capacitação dos profissionais. Nesse período mais de 3.500 técnicos dos três países foram capacitados em diversos temas como: atenção à saúde feminina; planejamento familiar; detecção precoce de câncer do colo do útero, formação de tutores em aleitamento materno, saúde do viajante, levantamento de índice de Aedes aegypti para controle da dengue, humanização e acolhimento às mulheres durante a gestação, parto e no pós-parto e, ainda, na assistência aos recém-nascidos.

“Talvez em 2011, a prioridade do Grupo não seja os treinamentos de profissionais e, sim, ações voltadas mais diretamente aos usuários das unidades básicas”, adiantou Joel.  A pesquisa é que vai apontar as prioridades.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário