quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GT-Itaipu Saúde ajuda a melhorar a vida de paraguaios


Mesa de honra do evento em Assunção: pela primeira vez o GT-Itaipu Saúde se reuniu na capital paraguaia.
 
Nesta terça-feira (23), o Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde) fez o seu último encontro de 2010, em Assunção, no Paraguai. A reunião, a primeira do grupo na capital paraguaia, foi uma oportunidade para fazer um balanço das atividades do grupo no país vizinho.
   
Participaram a diretora-financeira da Itaipu, Gladys Cristaldo, coordenadora do grupo pela margem paraguaia; Joel de Lima, coordenador suplente pelo Brasil; e o Secretário Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro.
   
Mais saúde
   
Graças ao GT-Itaipu Saúde, atualmente mais de 500 mil paraguaios que vivem na zona rural – nos Departamentos de Canindeyú, Alto Paraná e Caaguazú – recebem regularmente médicos e enfermeiros em suas propriedades. 



Saldo positivo: o evento foi a oportunidade para fazer uma balanço das atividades do GT no Paraguai.
 
O trabalho é feito pelos profissionais das Unidades de Saúde Familiar, que promovem ações de prevenção, recuperação e reabilitação das doenças mais frequentes. A metodologia foi implantada há pouco mais de dois anos, tendo como referência o Programa de Saúde da Família (PSF), do Brasil.
   
Segundo o diretor nacional de estratégia de recursos humanos do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai, José Maria Mazzolo, até pouco tempo essas pessoas – que vivem em locais de difícil acesso – estavam excluídas da saúde paraguaia. “Sem o intercâmbio de experiências e conhecimentos proporcionado pelo GT-Itaipu Saúde, não teríamos conseguido este avanço na saúde pública do Paraguai”, afirmou José Maria.
  
No entendimento dele, ainda há um longo trabalho pela frente. “Ainda há pelo menos 1,5 milhões de pessoas excluídas de atendimento médico. Por isso, nossa meta é replicar o modelo em todo o país”.
 
Trânsito mais tranquilo
 
O Programa Capacitação e Comunidade Trânsito Jovem, lançado em maio de 2009 na tríplice fronteira pelo GT-Itaipu Saúde e Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), mudou o comportamento da comunidade de Francisco Caballero Alvarez, em Canindeyú, a 150 km de Foz do Iguaçu. O programa treinou professores, policiais e agentes de trânsito paraguaios sobre a importância do respeito no trânsito. Na sequência, repassaram aos estudantes, jovens entre 15 e 17 anos.
  
Desde o início deste ano, a matéria “Trânsito” foi incluída na grade escolar. Para ser aprovado, não basta saber história, matemática, química, física e espanhol: agora, os alunos devem conhecer também as regras de trânsito. “Ainda não há como mensurar a queda das colisões. Mas o trânsito na cidade está mais tranquilo e os estudantes, mais conscientes”, relatou a pediatra Lourdes Ocampos.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário