sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Seminário discute criação da Associação Brasileira das Unatis

Seminário das Unatis lotou o auditório do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).
 
Professores e técnicos de 25 Universidades Abertas à Terceira Idade (Unatis) de todo o Brasil vão concluir sexta-feira (22), em Foz do Iguaçu, um documento propondo a criação da Associação Brasileira das Unatis. O assunto está sendo debatido no 1º Seminário Regional Sul das Unatis, aberto nesta quinta-feira (21), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). O seminário tem apoio da Itaipu.


Para o médico Euler Esteves Ribeiro (à dir.), doutor em geriatria e gerontologia, a associação terá o papel de fortalecer e unificar a forma de pensar das Unatis. Hoje, segundo ele, são 150 Unatis em todo o Brasil, mas o ideal seria pelo menos 250. Além de ampliar o número de universidades, ele cita que é importante incluir na grade curricular disciplinas como geriatria e gerontologia. Assim, os acadêmicos aprenderiam a envelhecer com qualidade.


Outra preocupação do médico, que abriu o seminário das Unatis, é estimular a pesquisa científica sobre o público da terceira idade, que cresce a cada dia. “Hoje a pirâmide não é a figura mais adequada para ilustrar demograficamente a população”, afirmou.


Ainda segundo o médico, atualmente há menos pessoas na base (entre zero e 30 anos de idade) e está aumentando o topo. O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma esta situação. Com 80% dos brasileiros recenseados, já foram contadas 17 mil pessoas com mais 100 anos no País. “Há três décadas a média de filhos por mulher era sete. Hoje, caiu para 2,7”, acrescentou Euler Esteves Ribeiro.



Pirâmide etária brasileira tem cada vez menos pessoas na base e mais no topo.
 
Leis


Na abertura do encontro, o assistente do diretor geral da Itaipu, Joel de Lima, citou algumas leis criadas para beneficiar as pessoas com mais de 60 anos. Entre elas, o Estatuto do Idoso. Entretanto, salientou que muitas não são aplicadas. “Eventos como esse são fundamentais para que estas legislações saiam do papel”, destacou.

Joel de Lima: evento é fundamental para ajudar a tirar as legislações do papel.
 
Ainda segundo Joel de Lima, Itaipu é parceira da Unati por meio do Programa Saúde na Fronteira e Rede Cidadã, cujo objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos nos municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu. O 1º Seminário Regional Sul das Unatis acaba nesta sexta-feira (22).


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário