quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Com o apoio da Itaipu, Foz sedia 1º Seminário Regional Sul das Unatis‏

O médico Euler Esteves Ribeiro, doutor em geriatria e gerontologia – ciências que estudam o envelhecimento – abrirá as atividades do “1º Seminário Regional Sul das Universidades Abertas à Terceira Idade (Unati)” em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (21). O seminário vai começar às 10 horas, no Refúgio Biológico Bela Vista, e prossegue até sexta-feira (22).
  
Euler falará aos coordenadores de 25 Unatis de todo o Brasil sobre as mais recorrentes doenças entre os idosos, como a hipertensão e a osteoporose. Também, formar de prevenção. Para reduzir a incidência dessas doenças entre as pessoas com mais de 60 anos, os coordenadores ficarão incumbidos de multiplicar as informações aos universitários da Unati.
  
No final do seminário, será elaborado um documento solicitando a criação da Associação Brasileira das Unatis. “Quem sabe, por meio da associação, conseguimos transformar as Unatis em política pública do governo federal”, afirma o coordenador da Unati em Foz do Iguaçu, Antônio Carlos Nantes.
  
O apoio de Itaipu
  
Segundo Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, a terceira idade passou a ser pauta dos programas de responsabilidade social de Itaipu – a anfitriã do encontro – devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Na última década, subiu de 69,66 para 72,86 anos – dado que deve aumentar ao final do Censo 2010. “Nosso papel é fortalecer as políticas públicas do governo federal na atenção aos idosos, e o apoio à Unati é um exemplo".
  
Unati

A Unati não é um curso de graduação, mas funciona como uma universidade, ofertando diversos cursos aos participantes. O calendário escolar é respeitado e só recebem diploma de conclusão os alunos com 75% de frequência. A duração é de dois anos. Em Foz, a Unati é gerida pela Unioeste e conta com 30 acadêmicos com mais de 50 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário