quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GT-Itaipu Saúde prepara agentes para combater a dengue

Com a proximidade do verão, época mais propícia a prolifereção do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a preocupação com a doença aumenta.

Para que os agentes de endemias possam cuidar melhor das pessoas doentes e evitar a dengue hemorrágica, o Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde) promove, desta quarta até sexta-feira, no Centro de Treinamento, a segunda etapa do Curso Internacional sobre Epidemiologia e Controle da Dengue para técnicos da Tríplice Fronteira.

As atividades serão ministradas por profissionais do Ministério da Saúde do Brasil. Na primeira fase, realizada em agosto, técnicos do Brasil, Paraguai e Argentina estudaram as melhores formas de prevenir a proliferação do mosquito e diagnosticar as fases da doença com base no Manual “Diretrizes Nacionais de Epidemias de Dengue”, elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Dentro do Estado

Boletim divulgado pela Secretária Estadual da Saúde mostra que até a primeira quinzena de setembro, foram confirmados no Paraná 26.987 casos de dengue, dos quais 26.141 autóctones e 846 importados.

Os municípios com maior quantidade de autóctones foram Foz do Iguaçu (4.547), Maringá (3.636) e Londrina (1.785).

Dos 26.987 casos confirmados, foram notificados 56 de febre hemorrágica e 94 com complicação. Dos 150 casos graves, oito pessoas morreram e 142 foram curadas.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário