sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dilma tem 51% das intenções de votos

ImageDivulgada um dia após a do Datafolha que apresentou pequena oscilação de dois pontos (de 51% para 49%) de intenção de voto da presidenciável Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados), a pesquisa Vox Populi mantém nossa candidata no patamar de 51% de intenção de voto do eleitorado brasileiro, com vitória assegurada no 1º turno - e no 2º se houver, confirma a sondagem.

Analisadas as duas pesquisas, dá para perceber nitidamente que as diferenças de percentuais entre as diversas sondagens eleitorais (mínimas, agora, mas já foram grandes) explicam-se, em parte pela metodologia de cada instituto.

O Datafolha, por exemplo, faz suas pesquisas em pontos de fluxo - entrevistas nas ruas nos pontos de grande concentração de pessoas - e os demais em domicílios. O método do Datafolha deixa assim, de fora, um grande contingente do eleitorado nacional.

Não capta, por exemplo, a intenção de voto dos eleitores da área rural, que representam 14% do eleitorado do país. Além disso, por este método o Datafolha, ao invés de entrevistar um número de eleitores proporcional ao colégio eleitoral de cada Estado, mistura sem dinstinguir grandes e pequenos colégios eleitorais o que, evidentemente, se reflete nos percentuais finais.

Daí a importância do IBOPE vai ser divulgado nesta sexta-feira (24) no Jornal Nacional, nos portais www.estadao.com.br  e  www.g1.com.br e publicada de forma detalhada pelo Estadão de amanhã. Tudo indica que ele vai confirmar esta pesquisa de hoje do Instituto Vox Populi: a estabilidade da candidatura Dilma e a consolidação de sua vitória no 1º turno.

Fonte: Blog do Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário