quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Curso ensina nova abordagem para incentivar aleitamento materno

Participantes do curso repassam informações para profissionais das unidades básicas de saúde de Foz.

Profissionais das unidades básicas de Foz do Iguaçu estão aprendendo novos métodos para incentivar o aleitamento materno entre as mamães de recém-nascidos. A prática, além de aproximar o contato de mães e filhos, é a melhorar forma de reduzir a mortalidade infantil. A nova abordagem está sendo ensinada no curso de Tutores em Aleitamento Materno, no Refúgio Biológico Bela Vista. O curso é promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Itaipu Saúde), começou na segunda-feira (13) e prossegue até sexta (17).


Sandra Recalde, coordenadora Nacional de Amamentação do Ministério da Saúde do Paraguai, diz que o curso é importante por vários fatores, especialmente como forma de atualização. “Precisamos provocar uma troca de atitude, mostrar os benefícios da amamentação à saúde do bebê e da mãe". Segundo estudos científicos, o aleitamento materno é a estratégia isolada mais eficaz e barata para prevenir mortes de recém-nascidos nos seus primeiros meses de vida. Pode reduzir em até 13% o índice de mortalidade infantil.

Depois de formados, esses tutores em aleitamento formarão os grupos de apoio às gestantes e aos bebês, nos três lados da fronteira. No Paraguai, apenas 25% das crianças são amamentadas”, disse. O índice de mortalidade é o dobro do aceito pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 20 óbitos a cada mil nascidos.

Atualização é necessária

Noemia (à esquerda) aprende novas formas de incentivar as mães a amamentar.


Noemia Zanete Martins atua como técnica em enfermagem em postos de saúde há 32 anos. Para ela, o curso é importante porque traz dados novos sobre o tema. Lotada na unidade do AKLP, próximo à Vila A, como coordenadora de imunização, explica que os postos estavam desatualizados sobre a forma de abordagem nestes casos. “Estávamos aplicando as mesmas orientações de 20 anos atrás. Agora, recebemos dicas atuais de como abordar a mãe e incentivar a prática da amamentação”.

A expectativa, a partir do curso, é ajudar a reduzir ainda mais os índices de mortalidade infantil na cidade. Em Foz do Iguaçu, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, 13 a cada mil bebês, morrem antes de completar um ano de vida.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário