segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Confira as posições de Dilma durante debate da Record

No úlitmo domingo, 26, a Rede Record promoveu, no estúdio da emissora no Rio de Janeiro, um debate entre os candidatos à Presidência da República: Dilma Roussef, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio. O debate foi mediado por Celso Freitas com a participação das jornalistas Ana Paula Padrão, Cristina Lemos e Adriana Araújo.

Confira as opiniões de Dilma sobre Emprego, Lula x FHC, Moradias Populares, Salário Mínimo, Analfabetismo, Imprensa e Fontes de Energias.

Emprego
De fato, até agosto de 2010, geramos 14,5 milhões de empregos com carteira assinada. Uma das ações responsáveis por ter tirado 28 milhões de pessoas da pobreza e elevado 36 milhões à classe média.

Lula x FHC
Tenho atitude diferente do candidato José Serra em relação aos governos que participamos. Ele esconde, a ligação com Fernando Henrique Cardoso, liderança do partido dele e a qual representa a experiência de governo.
Tenho muito orgulho de ter participado do Governo Lula. Reivindico como uma grande realização na minha vida. Acho estranho Serra usar a imagem de Lula em seu programa eleitoral à noite e, no dia seguinte, tecer sérias críticas a este governo.

Moradias populares
Quando elaboramos o "Minha Casa Minha Vida"  tivemos o desafio estipular a construção de 1 milhão de casas. Hoje temos 687 mil projetos assinados. Nós iremos construir 1 milhão de casas até o final do ano. Fruto de grande esforço de empresários e municipios.
O dinheiro do programa vai direto à quem precisa de casas e apartamentos. Não desvia pelo caminho.
Sabemos que é possível fazer mais 2 milhões de casas. O que nos move é o sonho da casa própria e a geração de emprego que este programa consegue realizar pelo Brasil todo.

Imprensa
Considero que qualquer posiciamento, todo veículo tem direito de falar sobre a minha candidatura. E eu tenho direito de dizer quando devo. A democracia está longe de ser extinta.

Salário Mínimo
Entre 2011 e 2014 o salário mínimo estará bem acima dos R$ 600 prometidos pelo candidto Serra. É possível hoje ter uma política sistemática: de longo prazo o que faz com que o salário incorpore inflação e ganho real.

Analfabetismo
Temos que ter um compromisso em acabar com o analfabetismo. A maioria dos analfabetos tem mais de 50 anos. Já fizemos um pacto com os governadores do Norte e Nordeste onde estão mais concentrados os analfabetos. Precisamos dos governadores para erradicar o analfabetismo

Fonte Energia
Precisamos que o Brasil mantenha sua matriz energética, baseada em energia elétrica, biomassa e gás natural. Além disso, estamos entrando na energia eolica.

Nas considerações finais, Dilma afirmou representar a transformação do Brasil. "Nesses oito anos, o Brasil mudou. O país voltou a crescer realmente. Esse é o Brasil que conquistamos e você percebeu a mudança. Nós voltamos a ser uma país que cresce e distribui renda. Se volta para os 190 milhões de brasileiros e não exclui ninguém. Um processo de inclusão e de desenvolvimento".

Assista trechos do debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário