Cerca de 120 profissionais de saúde do Brasil, Paraguai e da Argentina participam, nesta sexta-feira, do 1º módulo do seminário “Promoção da saúde e prevenção de acidentes do trabalhador rural”, promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Itaipu Saúde). O debate será no Refúgio Biológico Bela Vista, com início às 9h.
A proposta do encontro é discutir os impactos da intoxicação exógena provocada por agrotóxico em trabalhadores rurais da Tríplice Fronteira. A ingestão, em muitos casos, ocorre durante a lavagem das embalagens.
Segundo Joel de Lima, coordenador do GT-Itaipu Saúde, o assunto entrou na pauta da Comissão de SAúde do Trabalhador depois que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou que, anualmente, em todo o mundo, são registrados 270 milhões de acidentes de trabalho no setor rural, provocando a morte de 2 milhões de trabalhadores. Na região da fronteira, o índice de neoplasias (tumores) e intoxicação exógenas é alto, inclusive por falta de cumprimento das legislações trabalhistas dos três países.
Fonte: JIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário