quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Samek bate-papo com jornalistas de Foz e região

De um modo informal e longe do gabinete, o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, fez um balanço de sua gestão frente à binacional, desde 2003, para um grupo de, aproximadamente, 60 jornalistas e colunistas de Foz do Iguaçu e dos municípios vizinhos, na última quarta-feira. “Parece que foi ontem, mas estamos aqui há mais de sete anos”, disse.


De um modo informal, Samek fez balanço de sua gestão

Segundo Samek, a atuação dele na Itaipu está diretamente ligada à postura do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. E, neste modo de fazer gestão, citou alguns dos resultados conquistados pela região neste período.

Bate-papo reuniu cerca de 60 jornalistas de Foz e região

Entre eles, o aumento da potência instalada da Hidrelétrica, a efetivação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e, principalmente, a integração entre os países da Tríplice Fronteira. “Vários Estados queriam sediar a Unila, mas graças aos resultados do PTI conseguimos trazer para Foz”, destacou.

Para Samek, a Linha de Transmissão que levará energia de Foz até Assunção, no Paraguai, é outro exemplo de união entre os povos. “O Lula atuou em todas as áreas, mas sempre focou na integração. Procuramos seguir esta linha na Itaipu”, disse.

Turismo

De acordo com ele, a empresa vem desenvolvendo uma série de programas sociais e ambientais para melhorar a qualidade de vida da população de seu entorno, fortalecendo as políticas públicas do Governo Federal, mas impôs outro grande desafio: a Itaipu ter atrativos suficientes para garantir maior permanência dos turistas. “Quando conseguirmos que os mais de 1 milhão de turistas que visitam Foz todo ano permaneçam mais um dia na cidade e nos municípios vizinhos, a geração de emprego e renda será duplicada,” frisou.

No entendimento do diretor de Itaipu, a comunidade iguaçuense precisa se unir e buscar uma cidade melhor. “Foz do Iguaçu tem tudo para ser o melhor município do Brasil. Para isso, comunidade e autoridades precisam se unir”, aconselhou.

Futuro
Jornalistas fizeram questionamentos sobre o futuro de Itaipu e, da cidade

Questionados pelos jornalistas, Samek fez algumas previsões para o futuro e não escondeu o desejo de permanecer na direção da Usina. “Entre outros projetos iniciados nesta gestão, gostaria muito de ver o prédio da Unila ser construído”, afirmou.

Sobre as questões políticas, Samek disse que se afastou dos espaços da política partidária para, como Diretor da Itaipu, dedicar-se mais à execução dos projetos visando o desenvolvimento regional.

Esta foi a tônica da sua atuação nos últimos sete anos, e os resultados são conhecidos por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário