terça-feira, 24 de agosto de 2010

Itaipu assina no Rio compromisso contra violência sexual infantil

Abraço de proteção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes: na foto, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes; o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneghelli; o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia; e a presidente do Conselho Diretor da Fundação Xuxa Meneghel, Maria da Graça Xuxa Meneghel; e empresários. Foto: Ana Nascimento-MDS

Itaipu é uma das 24 empresas brasileiras que assinaram, na manhã desta segunda-feira (23), no Rio de Janeiro, a “Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A cerimônia foi na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e contou com a presença do ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e da ministra de Desenvolvimento Social, Márcia Lopes.

Representaram a usina o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; a diretora-financeira executiva, Margaret Groff; a coordenadora executiva do Programa de Responsabilidade Social da AS.GB, Rosângela da Silva; e a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez.

A iniciativa do pacto é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da organização não governamental Terra dos Homens. Entre as empresas e instituições signatárias do documento estão Vale, Petrobras, Caixa, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundação Xuxa Meneghel. Do sistema elétrico, além de Itaipu, Eletrobras e a Eletronorte.

Samek assina o documento por Itaipu. Foto: Ana Nascimento-MDS

“Foi uma cerimônia bastante emotiva, com a leitura do depoimento de uma moça e de um rapaz que foram vítimas de exploração sexual. Depois, a Xuxa (Meneghel, apresentadora de tevê) destacou que o tema tem que causar indignação nas pessoas para que isso não fique corriqueiro e seja sempre lembrado”, relatou Rosângela da Silva.

A Fundação Xuxa Meneghel dará apoio ao projeto Viva Vida, que prevê a formação profissional, com ações de educação continuada e de parcerias com o mercado de trabalho.

Segundo Rosângela, um dos principais compromissos assumidos pelas empresas signatárias é convencer e mobilizar a rede de fornecedores para que também assinem o pacto, ampliando o poder de ação contra a exploração infantil. “A gente já tem uma relação dos nossos maiores fornecedores e já estamos trabalhando com eles”, antecipou.

Objetivos

Rosângela ressaltou que Itaipu é a única empresa do setor elétrico que faz um trabalho focado na proteção da criança e do adolescente, com o PPCA. Tanto que a própria Eletronorte esteve em Foz para conhecer o projeto. “Nosso objetivo é replicar (o projeto) em todo o setor elétrico”, indicou.

Faz parte deste trabalho, entre outras ações, a revitalização do viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Nos muros do viaduto serão pintados trabalhos de grafitagem de artistas brasileiros, paraguaios e argentinos, tendo como tema justamente a violência contra crianças e adolescentes. A inauguração do novo espaço está marcada para o dia 2 de setembro, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário