terça-feira, 10 de agosto de 2010

Arte no spray: chegou a hora

Viaduto da BR 277: por meio da arte, local será transformado em um marco no combate à exploração infantil.

O Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, a Companhia de Teatro Amadeus e a Casa do Teatro vão selecionar 30 grafiteiros para a revitalização do viaduto que separa as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Por meio do grafite, uma manifestação cultural típica da periferia de grandes cidades, o local será transformado em um marco de referência de ações positivas no combate à exploração de meninos e meninas na Tríplice Fronteira.

Para participar da atividade, os interessados podem se inscrever na Casa do Teatro até sexta-feira (13), pelo telefone (45) 3572-1473 ou na própria instituição, na Rua Quintino Bocaiúva, 699. O credenciamento é gratuito.

Os selecionados participarão, nos dias 21 e 22, de uma oficina com os maiores especialistas em grafitagem do Brasil, Paraguai e da Argentina. Do Brasil, já estão confirmados David Linares, os iguaçuenses Lalan e Sica, e Paulo César da Silva "Speto", considerado um dos mais renomados grafiteiros de São Paulo. O paraguaio "Oz" e o argentino Lucas We também estarão nas oficinas.

O objetivo da oficina é padronizar e aperfeiçoar as técnicas, além de conhecer as imagens que serão utilizadas na revitalização dos paredões de concreto, que terá como tema central a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Após as oficinas, os artistas (entre eles, os adolescentes do Projeto Plugados!) começam a grafitar. As calçadas também receberão melhorias e um tratamento completo de paisagismo. A expectativa é inaugurar a "tela gigante" no dia 1º de setembro, com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa é uma das "obras de arte" do artista paulista Speto: grafiteiro é um dos mais renomados do País e tem presença confirmada na revitalização do Viaduto.


Espaço Cultural


Segundo Gládis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA, a proposta é transformar o viaduto em um espaço cultural capaz de expressar a problemática da criança de forma positiva.

Der acordo com Joel de Lima, assistente da Diretoria Geral Brasileira, na maioria das vezes Foz do Iguaçu é pauta da grande mídia com temas negativos. Um dos exemplos é o elevado número de jovens assassinados. Para ele, o marco servirá para mostrar que a população e autoridades reconhecem o problema e que desenvolvem ações para reduzi-lo. "Este espaço mostrará a vontade da comunidade em acabar com a violência e a exploração, seja sexual ou trabalhista, de meninos e meninas na região", afirma.

Arte

Para Rosângela da Silva, coordenadora do projeto, esta também será uma oportunidade de mostrar que o grafite é uma arte. "Além de retratar desenhos de não-violência e direitos da criança oferecerá mais beleza aos paredões vistos diariamente por mais de 100 mil pessoas", explica.

A revitalização é promovida pela Companhia de Teatro Amadeus, em parceria com a Itaipu, Sanepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sesc e Concessionária Eco-Cataratas, com o apoio do Parque Nacional do Iguaçu e do Macuco Safári.

Fonte: JIE

Um comentário: