quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Formatura do Projeto Vira Vida homenageia 39 jovens iguaçuenses

Depois de um ano de atividades, 39 adolescentes, entre 16 e 21 anos, receberam o certificado de conclusão do Projeto Vira Vida. A formatura foi nesta quarta-feira (9), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, do presidente do Conselho Nacional de Administração do Sesi, Gilberto Carvalho; e outras autoridades.


O Vira Vida é uma parceria entre Sesi, Programa de Proteção à Criança e ao Adolescentes (PPCA), da Itaipu e PTI.

Na mesma cerimônia, foi assinado o termo de adesão ao Vira Vida Aprendiz, com enfoque 100% na formação profissional e inserção no mercado de trabalho. As aulas devem iniciar no segundo trimestre de 2016.

Ao longo do ano, os jovens, que vivem em situação de vulnerabilidade social, receberam cursos profissionalizantes, nas áreas administrativas e de computação. Também ganharam lições de disciplina, cidadania e determinação para mudar sua realidade.

“Com conhecimento cada um de vocês pode mudar o bairro, a cidade e quem sabe transformar nosso país”, afirmou Jorge Samek. “A convivência com esses adolescentes nos fez repensar o modo de agir e acreditar que todos os jovens são parecidos, o que difere são as oportunidades dada a uns e não a outros”, contribuiu o diretor-superintendente do PTI, Juan Sotuyo.

Gilberto Carvalho lembrou que ao receber o certificado de conclusão do curso, os jovens iniciam uma nova caminhada, nem sempre boa. “Com uma profissão, hoje, vocês nasceram pela segunda vez. Vão encontrar coisas boas, mas também muitas dificuldades, mas tenho certeza que estão preparados”, disse. E acrescentou: “Não esqueçam de ser solidários. Lembrem dos colegas que não tiveram a mesma chance e os incentivem a lutar pelos sonhos e atingir metas. Queríamos hoje, uma turma de 39 mil adolescentes”.

Criado pelo Sesi, em 2008, o projeto Vira Vida atende, atualmente, cinco mil adolescentes em 26 cidades do Brasil. O objetivo é oferecer aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades em áreas como Moda, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Gastronomia, Comunicação Digital, Administração, entre outros. Em 2010, o Programa foi lançado em Foz do Iguaçu.

Oportunidade real

Quem aproveitou a oportunidade foi a jovem Keila Cunha, de 18 anos. “Eu passava o dia todo na rua. Não estudava e só dava desgosto para a minha mãe. Hoje, sou auxiliar administrativo no PTI e voltei a estudar. Também parei de fumar. Minha vida é outra”, contou Keila.


 
“Não gostava da vida que ela levava. Com más companhias e sem perspectiva de futuro. Depois do Vira a Vida, ela até voltou a estudar e tem um emprego”, aprovou a mãe, Maria Aparecida da Cunha.

Carlos Belis é outro jovem que agarrou a oportunidade. O contrato de vivência profissional era apenas de quatro horas por dia, mas o garoto queria mais. Disse aos coordenadores que desejava uma carga horária de oito horas, pois só assim aprenderia mais. “Eu sabia que aquela era a chance de aprender, queria aproveitar ao máximo”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário