Jovens do Meninos do Lago com barcos doados pela Itaipu, no Parque da Piracema.
O Projeto Meninos do Lago recebe, às 17h desta quinta-feira (10), uma Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, iniciativa do vereador Darci Siqueira (PTN). Voltado ao ensino da canoagem para jovens em vulnerabilidade social, o projeto é uma parceria entre a Federação Paranaense de Canoagem e a Itaipu Binacional, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).
Desde 2008, cerca de 120 jovens de escolas públicas dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, treinam diariamente pelo Projeto Meninos do Lago. O objetivo é ensinar o esporte e, em paralelo, orientar sobre cuidado com o meio ambiente e responsabilidade social.
Uma das revelações do projeto é o iguaçuense Felipe Borges, 20 anos, que treina desde 2009. Nos Jogos Pan-americanos do Canadá, ele foi bronze na modalidade canoa simples. “Graças à Itaipu, a gente tinha, por exemplo, ônibus para nos buscar lá no Morumbi, para treinar. Parece um detalhe, mas faz uma grande diferença”, conta Felipe. “Isso fez com que a gente não desanimasse e pudesse treinar e evoluir. Deu muita motivação e fez com que chegássemos a Toronto”.
Em 2013, o projeto foi reconhecido no Prêmio Orgulho Paranaense na categoria “Federação Esportiva”. Atualmente, o Meninos do Lago é conhecido como um celeiro de novos talentos da canoagem slalom.
Instituto Meninos do Lago
O Instituto Meninos do Lago, que nasceu do projeto, acolhe atletas de outras partes do País como a canoísta Ana Sátila que ganhou o inédito ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, em julho deste ano. Naquele campeonato, aliás, três das cinco medalhas da canoagem slalom brasileira foram conquistadas por atletas do Instituto.
Fonte: JIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário