quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Projeto Meninos do Lago receberá moção de aplausos, nesta quinta

Jovens do Meninos do Lago com barcos doados pela Itaipu, no Parque da Piracema.

O Projeto Meninos do Lago recebe, às 17h desta quinta-feira (10), uma Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, iniciativa do vereador Darci Siqueira (PTN). Voltado ao ensino da canoagem para jovens em vulnerabilidade social, o projeto é uma parceria entre a Federação Paranaense de Canoagem e a Itaipu Binacional, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).
 
Desde 2008, cerca de 120 jovens de escolas públicas dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, treinam diariamente pelo Projeto Meninos do Lago. O objetivo é ensinar o esporte e, em paralelo, orientar sobre cuidado com o meio ambiente e responsabilidade social.
 
Uma das revelações do projeto é o iguaçuense Felipe Borges, 20 anos, que treina desde 2009. Nos Jogos Pan-americanos do Canadá, ele foi bronze na modalidade canoa simples. “Graças à Itaipu, a gente tinha, por exemplo, ônibus para nos buscar lá no Morumbi, para treinar. Parece um detalhe, mas faz uma grande diferença”, conta Felipe. “Isso fez com que a gente não desanimasse e pudesse treinar e evoluir. Deu muita motivação e fez com que chegássemos a Toronto”.
 
Em 2013, o projeto foi reconhecido no Prêmio Orgulho Paranaense na categoria “Federação Esportiva”. Atualmente, o Meninos do Lago é conhecido como um celeiro de novos talentos da canoagem slalom.

Instituto Meninos do Lago
 
O Instituto Meninos do Lago, que nasceu do projeto, acolhe atletas de outras partes do País como a canoísta Ana Sátila que ganhou o inédito ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, em julho deste ano. Naquele campeonato, aliás, três das cinco medalhas da canoagem slalom brasileira foram conquistadas por atletas do Instituto.

 

Cerca de 120 jovens de escolas públicas, com idade entre 7 e 18 anos, treinam mensalmente pelo Projeto Meninos do Lago.
 
Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário