segunda-feira, 1 de junho de 2015

Entrega de kits marca início da campanha trinacional contra a violência infantojuvenil


Cerimônia de entrega dos kits publicitários para as entidades sociais da região trinacional: ação conjunta.

A entrega dos kits de materiais publicitários e o mapa de distribuição e veiculação, nesta sexta-feira (29), em Foz do Iguaçu, a representantes de entidades sociais do Brasil, Paraguai e Argentina, marcou o início neste ano da Campanha Trinacional de Combate à Violência Infantojuvenil, que tem a apresentadora Xuxa Meneghel como madrinha.

A partir da entrega do material, a campanha será levada simultaneamente para seis municípios da região: Foz do Iguaçu, no Brasil; Puerto Iguazú, na Argentina; e Ciudad del Este, Hernandárias, Puerto Franco e Minga Guazú, no Paraguai. A região da tríplice fronteira foi escolhida devido à proximidade e ao grande número de pessoas que circulam entre os municípios. Depois, poderá estendida para outras regiões dos países.

O material publicitário foi repassado às entidades por Itaipu Binacional, Rede Proteger e Fundação Xuxa Meneghel. São mais de 30 mil flyers (panfletos), cinco mil cartazes e dois mil adesivos. Também foram distribuídos pen-drives com spots de rádio e televisão, que têm a participação da apresentadora Xuxa.


Jorge Samek (no centro), diretor-geral brasileiro de Itaipu: "Estamos conseguindo mudar a realidade das nossas crianças”.
A cerimônia, no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), contou com a presença dos diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (brasileiro) e James Spalding (paraguaio), do vice-ministro da Secretaria Nacional de La Niñez do Paraguai, Ricardo Gonzalez; da representante da Fundação Xuxa Meneghel, Aline Toledo; da secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro; e de coordenadores das entidades que formam a Rede Proteger.
 
 
“Não vivemos em um mundo cor-de-rosa, longe disso. Mas podemos afirmar que, graças ao trabalho conjunto de todos os parceiros, estamos conseguindo mudar a realidade das nossas crianças”, afirmou Samek, ao lembrar que, em 2003, Foz do Iguaçu era considerada uma das cidades com maior índice de violência contra jovens no Brasil.
 
 
Segundo o diretor de Itaipu, a campanha, que tem como slogan “Use sua voz para calar a injustiça”, ajudará reduzir ainda mais os casos de abuso e exploração sexual de crianças na região. “Nós da Itaipu estamos engajados nesta luta, mas precisamos da participação de todos. Não podemos nos calar. Vamos denunciar e combater esse crime tão violento”, convocou.
 
 
“Assim com o Brasil, estamos comprometidos com esta campanha. Queremos a erradicação deste crime que está bem perto de nós”, completou o diretor-geral paraguaio, James Spalding.
 

Ligia Neves, do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), entrega kit a secretária de Foz, Beatriz Ribeiro.

Ricardo Gonzalez disse que essa ação trinacional era um sonho da secretaria. “Não podemos ser tímidos. Precisamos formar uma rede muito mais forte que a daqueles que exploram, aliciam e destroem nossas crianças”, afirmou. E completou: “Vamos começar a veicular os materiais nos municípios de fronteira, mas queremos atingir os 17 Departamentos (Estados) paraguaios”.
Aline Toledo destacou que nos 25 anos de Fundação Xuxa, essa é a primeira campanha assinada pela instituição com foco de atuação também em outros países. “Sempre trabalhamos mais localmente na defesa dos direitos da infância, mas com certeza esse trabalho trará resultados muito positivos”, disse.

De acordo com ela, a apresentadora Xuxa publicará o material em suas redes de contatos.
A entrega dos kits encerrou as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente (18 de Maio), no Brasil, e abriu as comemorações do Dia Nacional de Lucha Contra el Abuso y la Explotación Sexual de Niñas, Niños y Adolescentes, no dia 31 de Maio, no Paraguai.

Denúncias

Todo o material da campanha foi produzido em quatro idiomas (português, espanhol, guarani e inglês). Os spots de rádio e televisão, bem como os flyers, cartazes e banners trazem os números de telefone para denúncia nos três países: Disque 100, no Brasil; 147, Fono Ayuda (no Paraguai); e Línea 102 (Argentina).

As peças foram concebidas pela agência Competence, sem custo, sob supervisão da Divisão de Imagem Institucional e da Assistência da Diretoria Geral Brasileira de Itaipu Binacional.
Ligia Neves, do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu, lembrou que uma primeira remessa do material foi entregue aos países em 2014. Embora tenha sido veiculada por pouco tempo, devido ao período eleitoral no Brasil, foi registrado aumento no número de denúncias.

No Paraguai, o 147 recebeu 4 mil ligações no ano passado, muitos mais que o registrado em 2013. O número de inquéritos registrado pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), em Foz do Iguaçu, também cresceu. Durante todo o ano de 2014 foram investigados 180 casos, a mesma quantidade registrada nos primeiros cinco meses deste ano.

A parceria entre a Itaipu Binacional e a Rede Proteger com a Fundação Xuxa Meneghel foi firmada em novembro de 2013. Na ocasião, Xuxa esteve em Foz do Iguaçu onde assinou o termo de adesão à campanha, que reúne entidades públicas e privadas dos três países.

Fonte: JIE

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