quarta-feira, 1 de abril de 2015

Itaipu entrega livro "Brasil das Crianças" a diretores de escolas municipais de Foz

                                   
Brasil das Crianças foi publicado pela Fundação Xuxa Meneghel, com o apoio do Grupo Positivo.
   
A Itaipu Binacional, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), entregou exemplares do livro Brasil das Crianças, publicado pela Fundação Xuxa Meneghel, nesta quarta-feira (1º), no Centro da Juventude de Foz do Iguaçu, a diretores e supervisores de escolas municipais de Foz do Iguaçu.

O objetivo é que os professores tenham a obra como fonte de pesquisa para elaborar atividades capazes de despertar nos alunos o cuidado com o ambiente onde vivem, além de fazer com que se sintam parte de um contexto social e ambiental abrangente.

   

Entrega foi feita durante reunião no Centro da Juventude de Foz, na manhã desta quarta (1º).
  
“Queremos incentivar o protagonismo infantil. Queremos que as crianças apresentem suas demandas. Falem e peçam para serem ouvidas”, disse Maria Emília Medeiros de Souza (AS.GB), da equipe do PPCA.

A obra, publicada com o apoio do Grupo Positivo no final de 2014, traz experiências de trabalhos de sustentabilidade e protagonismo infantil desenvolvidos nas Oficinas Brasil das Crianças, que envolveram mais de duas mil crianças em 100 cidades brasileiras, inclusive em duas escolas municipais de Foz do Iguaçu: Ademar Marques Curvo, no bairro Porto Belo, e Padre Luigi Salvucci, da Vila C. As escolas foram selecionadas pela equipe de Educação Ambiental, da diretoria de Coordenação.
 
Maria Emília Medeiros de Souza: "Queremos incentivar o protagonismo infantil".
  
Durante as oficinas, as crianças levantaram os problemas e possíveis soluções para melhorar o bairro e a cidade onde vivem. Em Foz do Iguaçu, segundo os 50 alunos de seis a nove anos que participaram do projeto, é necessário ter mais praças, parquinhos, segurança e manter a praia artificial limpa.  
   
Parceria
         
As duas escolas de Foz do Iguaçu foram inclusas no projeto como resultado da parceria da Itaipu com a Fundação Xuxa Meneghel na Campanha de Trinacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – cuja madrinha é a apresentadora Xuxa.
  
Segundo Maria Emília, a ideia é dar continuidade nesta parceria, pois o trabalho da Fundação está de acordo com as ações da Itaipu na proteção e na promoção dos direitos da criança e do adolescente.

 
Livro traz experiências de trabalhos de sustentabilidade e protagonismo infantil. 
 
A proposta

O livro começou como resultado do trabalho da Rede + Criança, constituída por crianças e adolescentes de todas as regiões brasileiras, que discutem e desenvolvem propostas para uma vida sustentável. A rede teve seu início com o projeto +Criança na Rio+20, realizado pela Fundação Xuxa Meneghel, que garantiu a participação das crianças no ambiente da conferência.
 
A Rede +Criança visa a expandir seu alcance para crianças de todo o País, promovendo o direito à participação infantil em iniciativas locais, nacionais e internacionais sobre o tema da sustentabilidade. Além de fortalecer o trabalho de influência nas políticas públicas e servir como ferramenta para chamar a atenção da sociedade e de governantes para os problemas relacionados a esse tema.
 
Obra é produto de oficinas que envolveram mais de duas mil crianças, em 100 cidades brasileiras.
 
 
Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário