quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Em congresso apoiado pela Itaipu, Apaes comemoram e lutam por mais direitos

                                           

Auditório lotado para o congresso, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu
  
O 25º Congresso Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e o 44º Congresso Estadual das Apaes do Paraná realizado no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, reuniu  uma plateia de mais de 3 mil pessoas. Entre elas, alunos, professores e profissionais que atuam nas escolas.
   
A Itaipu Binacional, uma das apoiadoras do encontro, foi representada pelo assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima. O evento contou também com a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e do prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira.
     
Segundo Lima, as Apaes, que completam 60 anos, servem de modelo para a formalização de políticas públicas. Um exemplo foi o debate das Apaes por mudanças do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2013. O documento dizia que as pessoas com deficiência deveriam estudar na escola regular. “As entidades se uniram e pediram mudanças. Hoje, o aluno com deficiência pode escolher entre estudar numa escola regular ou especial”, disse. “A inclusão é importante, mas é necessário respeitar as diferenças.”
    


Joel de Lima (primeiro à esquerda) e Aracy Ledo, durante o encontro, que teve o apoio da Itaipu.

 Segundo a presidente da Federação das Apaes, Aracy Maria da Silva Ledo, o momento é de comemorar as conquistas das pessoas com deficiência nos últimos 60 anos, mas também de debater e pedir a colaboração de todos os “apaianos” em novas lutas. Uma delas é o aumento do benefício pago às pessoas com deficiência. Hoje, cada domicílio com pessoas portadoras de deficiências mental recebe um quarto do salário mínimo. “Nossa meta é que cada cidadão com deficiência receba um salário, mas já ficamos contentes se conseguirmos ampliar para meio salário”, disse.
    
Outra luta da Apae é o aumento do valor repassado pelo Ministério da Saúde aos serviços oferecidos nas escolas.
     
O congresso busca também o alinhamento entre as 2.142 Apaes em todo o Brasil e a capacitação dos profissionais. “Tivemos grandes avanços, mas ainda precisamos de mais. Lutaremos sempre por mais inclusão e respeito à cidadania”, finalizou Aracy.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário