sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Rede Proteger apoia seminário internacional sobre tráfico de pessoas

A confirmação do seminário aconteceu na sexta-feira (29), durante reunião da Rede Proteger, na Escola de Leigos.
 
Direitos humanos e tráfico de pessoas serão temas de um seminário que vai reunir, em 22 e 23 de novembro, representantes de Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile. O "Seminário Internacional da Tríplice Fronteira: Direitos Humanos, Tráfico de Pessoas e Por uma Família Humana sem fome e sem pobreza" é organizado pela Cáritas de Foz do Iguaçu, com o apoio da Rede Proteger. O objetivo é promover reflexão, sensibilização, troca de experiências e entender como ocorre o tráfico humano.
  
 
No início do ano, especialistas de organizações eclesiásticas de todo o mundo participam em Madri, na Espanha, de um evento semelhante. Na capital espanhola, a defensora pública Soledad Becerril proferiu a palestra As vítimas invisíveis: o tráfico de pessoas na Espanha.
        
Segundo Soledad, o tráfico de pessoas é uma forma de escravidão moderna, uma violação dos direitos humanos e um crime contra a dignidade humana e contra a segurança do Estado, além de ser uma das formas mais brutais de violência exercida sobre mulheres.
         
É também a segunda atividade ilegal mais lucrativa no mundo, atrás apenas do tráfico de drogas, e que mais cresceu nos últimos anos. Em busca de melhores condições de vida, as pessoas que acabam sendo vítimas fáceis dos aliciadores. O principal chamariz é ofertas de empregos com alta remuneração.
       
Tráfico
    
Em 2013, a Itaipu apoiou o lançamento da Campanha Mercosul Livre do Tráfico de Mulheres que distribuiu milhares de cartazes e folhetos em aeroportos, rodoviárias e portos de trânsito internacional nos países no Mercosul. Outra ação foi o Seminário sobre Tráfico de Mulheres organizado pela Associação de Mulheres pela Paz (AMP).


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário