terça-feira, 19 de agosto de 2014

ProUni abre inscrições para bolsas remanescentes

As inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), edição deste segundo semestre, estão abertas a partir desta segunda-feira (18) e devem ser feitas exclusivamente pela internet. O candidato que já estiver matriculado na universidade, e que pretende concorrer à bolsa, tem até o dia 1º de dezembro. Quem não estiver, deve fazer a inscrição até 7 de setembro.

“O programa, ele abre a oportunidade para um estudante que tenha concluído o ensino médio ingressar em um curso superior. Agora, no caso das vagas remanescentes, por exemplo, um estudante que queira ainda ingressar em um curso, ele vai ter a oportunidade”, disse Lilian Nascimento, coordenadora geral de projetos especiais para graduação da Secretaria de Educação Superior.

Para concorrer às bolsas, o estudante deve ter efetuado inscrição em todas as opções no processo seletivo do ProUni. Outra possibilidade é o candidato ser professor da rede pública. Neste caso, não é necessário comprovar renda, nem ter feito o ensino médio em escola pública ou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em ambos os casos, o candidato deve cumprir os requisitos estabelecidos pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

A partir do dia 20 de agosto, estarão abertas também as inscrições para bolsas remanescentes àqueles que tenham participado do Enem, de 2010 em diante.

Recordes em 2014

Criados para ampliar acesso ao ensino superior, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o ProUni atingiram números recordes em 2014. Até julho deste ano, o Fies garantiu financiamento a mais de 543 mil estudantes, enquanto o ProUni disponibilizou cerca de 195 mil bolsas em instituições privadas para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. É o maior número de beneficiados desde que foram criados, em 1999 e 2004, respectivamente.

No ano passado, foram quase 560 mil financiamentos contratados em todo o Brasil por meio dos agentes financeiros do Fies. Já o ProUni concedeu, ao longo de 2013, bolsas a mais de 177 mil estudantes.

ProUni

O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário