quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aprendizado através da arte: Itaipu, Fundação Coge e Guarda Mirim vão oferecer capacitação musical a jovens iguaçuenses



Uma parceria entre a Itaipu Binacional, Fundação Coge e Guarda Mirim oferecerá, ainda neste semestre, uma capacitação musical e social a jovens de Foz do Iguaçu. O objetivo principal não é formar músicos, mas cidadãos mais conscientes. Será um aprendizado através da arte.
  

A meta é implantar na cidade um projeto-piloto de educação através da música percussionista. Com o nome de “Monobloco”, o projeto prevê aplicar a metodologia do livro “7 hábitos – uma dádiva para o aprimoramento dos adolescentes”, de Sean Covey, para formar jovens capazes de melhorar o relacionamento familiar e com amigos, ter mais autoconfiança, definir os valores e encontrar equilíbrio entre escola, trabalho e vida social.

Os adolescentes que participarem das oficinas serão os multiplicadores.

A proposta de parceria foi apresentada, nesta quinta-feira (6), pelo diretor-superintendente da Fundação Coge, Jorge Nunes de Oliveira, ao assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima e ao presidente da Guarda Mirim, Hélio Cândido do Carmo. Participou da reunião também o coordenador do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), Marcos de Araújo e representantes das instituições parceiras. O encontro ocorreu no Centro Executivo, da Itaipu.  
 
Embora a Fundação reúna 67 empresas do setor elétrico, a direção escolheu Itaipu para iniciar o projeto devido à dimensão e relevância da empresa para o Brasil e por já desenvolver projetos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Depois de Foz do Iguaçu, queremos replicar o “Monobloco” em dezenas de cidades brasileiras”, disse.  


Para Hélio, este projeto vem ao encontro das ações desenvolvidas pela Guarda Mirim, pois a instituição mantém uma banda formada por 32 adolescentes. “É mais uma atividade no processo de formação dos meninos e meninas. É também um aval muito importante, pois tem chancela da Funcoge”.


Segundo Joel, a Itaipu apoiará o Monobloco, porque assim, como outros projetos sociais mantidos pela empresa, como o Meninos do Lago e o Jovens Atletas, busca acima, de tudo formar cidadãos. “Já utilizamos o esporte, mas agora, o desafio é de uma forma lúdica inserir nos adolescentes a ideia da prática de bons hábitos e despertá-los para uma vida saudável”, disse Joel.  


Os 7 hábitos


Os 7 Hábitos são, essencialmente, sete características que os jovens felizes e de sucesso de todo o mundo têm em comum. Os hábitos 1, 2 e 3 lidam com o auto-controle, chamado de "Vitória Pessoal". Os hábitos 4, 5 e 6 com relações e trabalhos em grupo, ou a "Vitória Pública". O último hábito, 7, é o Hábito de Renovação, que alimenta todos os outros seis. O treinamento proporciona aos jovens um conteúdo, com recursos passo-a-passo, para melhorar a auto-imagem, fazer amizades, resistir à pressão dos colegas, atingir metas, melhorar a comunicação e a relação entre os pais e muito mais. Os hábitos se interligam e nutrem a mudança comportamental de dentro para fora.


HÁBITO 1: Seja Pró-ativo - Seja responsável pela sua vida.

HÁBITO 2: Comece Com o Objetivo em Mente - Defina sua missão e metas na vida.

HÁBITO 3: Primeiro o Mais Importante - Priorize e faça primeiro o mais importante.

HÁBITO 4: Pense Ganha-Ganha - Tenha atitudes em que todos podem ganhar.

HÁBITO 5: Procure Primeiro Compreender, Para Depois Ser Compreendido - Ouça as pessoas atentamente.

HÁBITO 6: Crie Sinergia - Trabalhe junto para conseguir mais.

HÁBITO 7: Afine o Instrumento - Renove-se regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário