sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Xuxa visita Itaipu e lança Campanha de Combate à Exploração Sexual

De pontos óbvios, como o eixo da turbina e a cota 40, aos mais inusitados, como as pedras da barragem de enrocamento, a apresentadora Xuxa Meneghel queria conhecer a Itaipu por completo. A loira e sua equipe estiveram na hidrelétrica na tarde desta quinta-feira (21). Em duas horas de visita, acompanhadas pelos diretores-gerais Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), Xuxa se encantou com cada parte da maior geradora de energia do planeta. Ao final da visita, ficou sem palavras: "É lindo, estrondoso, fantástico... deixa eu ver o que mais... ." 

Diretores e assistentes recebem Xuxa nesta quinta (21), no CRV. Antes do início da visita, ela assisitiu ao vídeo institucional, ganhou presentes e teve uma longa conversa sobre Itaipu e sobre como a Fundação Xuxa Meneghel pode ajudar no combate à exploração infantil na fronteira.

                 
Xuxa foi recebida no CRV por Samek, Spalding e seus assistentes. Curiosa, a apresentadora quis saber como foi construída e como funciona a hidrelétrica. "Quando a gente vê as imagens pela tevê, não imagina que seja tão grande", disse. Em seguida, eles conversaram sobre o apoio da artista à Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que será lançada nesta sexta-feira (22), às 13h30, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel.

              
     
 
Durante meia hora, Xuxa conheceu as questões específicas da região, em relação à exploração sexual da criança e do adolescente, além das ações socioambientais de Itaipu.
    
"Não quero só emprestar meu nome e imagem, quero saber o que mais podemos fazer", afirmou. No lançamento da campanha, serão divulgadas as peças publicitárias e os números do disque-denúncia, usados na região. Também será oficializada a parceria da Fundação Xuxa Meneghel com a Itaipu para a implantação da Rede +Criança nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. O objetivo da rede é interagir com as ações de educação ambiental do Programa Cultivando Água Boa na região, para integrar as crianças na discussão da sustentabilidade.
      

Ivanova Ancheta, vice-ministra de Desenvolvimento Sustentável da Guatemala, e o DGB, Jorge Samek, saúdam Xuxa pouco antes da visita à usina.
            
Antes do início da visita, Xuxa plantou uma pitanguera no Bosque dos Visitantes do CRV.
        
Visita e tietagem
      
Na Itaipu, Xuxa foi ídola e turista. Ela tirou fotos com os colegas da empresa, mas queria tirar suas próprias fotos em cada parte da hidrelétrica. A primeira parada foi já na via principal de Itaipu, com a apresentadora tirando fotos das capivaras no Parque da Piracema. No mesmo dia, ela publicou a foto em seu perfil do Instagram.

          

Parada na fronteira simbólica entre Brasil e Paraguai no alto da barragem.
            
O comboio seguiu para a barragem e mais uma parada inusitada. Apesar de estar usando bota ortopédica, Xuxa fez algumas fotos sobre as pedras da barragem de terra e enrocamento. Tudo sob o olhar atento da segurança, claro. Na crista da barragem, eles apreciaram o lago, alimentaram os dourados e tiraram a tradicional foto na linha que divide a barragem ao meio.
             

Os diretores conduziram a visita por toda a usina.
        
A visita continuou pela cota 40, no antigo leito do Rio Paraná, passou pelas salas de despacho de carga e pela CCR, onde a apresentadora tirou mais fotos com os colegas de Itaipu. O passeio terminou, já à noite, na cota 108 e no eixo da turbina.

       
A visita foi feita nos principais pontos da usina. O eixo de uma unidade geradora, é claro, não ficou de fora.


Rede +Criança
   
No lançamento da Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes serão apresentadas as peças publicitárias e os números de disque-denúncia que serão utilizados na região, bem como o calendário das ações a serem desenvolvidas em conjunto no Brasil, Paraguai e Argentina. Xuxa será a madrinha da campanha.
   
Também será oficializada a parceria da Fundação Xuxa Meneghel com a Itaipu Binacional, para a implantação da Rede +Criança nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3, área de atuação da usina na margem brasileira.
   
Promoção de direitos das crianças
    
O assistente da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, Joel de Lima, disse que a participação de Xuxa como madrinha da campanha representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela binacional e parceiros no fortalecimento das políticas públicas em defesa do público infantojuvenil.
   
“Quando convidamos a Fundação Xuxa para ser parceira da campanha, a própria apresentadora demonstrou interesse em ser a madrinha e emprestar sua imagem para as ações publicitárias”, disse Joel.
   
A campanha
   
A campanha integra as ações desenvolvidas pela Itaipu Binacional e seus parceiros no enfrentamento da violência contra meninos e meninas na região das três fronteiras. O trabalho começou em maio, com peças publicitárias que incentivavam a denúncia de possíveis casos em Foz do Iguaçu.
   
A iniciativa reúne a Itaipu Binacional, as secretarias municipais de Assistência Social e Turismo, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Conselho Municipal do Turismo, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Trabalho, Rede Proteger e representantes de entidades do Paraguai e da Argentina.
  
A partir de agora, todo o material será produzido em português, espanhol e guarani. Além de spots de rádio, banners e cartazes, será feito um trabalho de mobilização e capacitação com toda a sociedade, com ênfase em quatro segmentos: mídia, transporte, turismo e educação. “A ideia é tornar cada morador um multiplicador da campanha”, explicou Joel.
      
Outra ação será a produção de guias de referência para jornalistas, educadores e para as próprias crianças. No caso dos jornalistas, o objetivo é auxiliá-los na produção das reportagens.
    
Para os educadores, o guia ajudará na identificação de casos de abuso ou exploração dentro das escolas e também na abordagem do tema.
   
Já para as crianças, a proposta é, de maneira lúdica, falar do problema e incentivar a autoproteção, para que elas mesmas façam a denúncia em caso de violência.
   
A Fundação Xuxa Meneghel
  
A Fundação Xuxa Meneghel atua na proteção e na promoção dos direitos da criança e do adolescente, trabalhando para oferecer a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social oportunidades de exercer plenamente seus direitos e desenvolver suas potencialidades.
    
A Rede + Criança é constituída por meninos e meninas de todas as regiões brasileiras, que discutem e desenvolvem propostas para uma vida sustentável. Ela teve seu início com o projeto +Criança na Rio+20, realizado pela Fundação Xuxa Meneghel, que garantiu a participação das crianças no ambiente da conferência.
    
A Rede +Criança visa a expandir seu alcance para crianças de todo o país, promovendo o direito à participação infantil em iniciativas locais, nacionais e internacionais sobre o tema da sustentabilidade. Além de fortalecer o trabalho de influência nas políticas públicas e servir como ferramenta para chamar a atenção da sociedade e de governantes para os problemas relacionados a esse tema.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário