sexta-feira, 10 de maio de 2013

Equidade de gênero desafia: você também é feminista?

Maria Helena Guarezi, coordenadora do Programa de Equidade de Gênero de Itaipu, apresentou uma teste que desmistifica o feminismo. Ao fundo, à direita, a ativista Clara Charf.
  
Um teste rápido, com 10 questões sobre direitos e deveres das mulheres, foi utilizado pela Coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu, Maria Helena Guarezi, para elucidar alguns mitos sobre o feminismo e apontar suas diferenças com o machismo.
 
A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (9), durante a palestra “Relações Sociais de Gênero”, no Encontro “Mulheres e Homens pela Paz e contra o Tráfico de Mulheres e a Violência Sexual”, no Hotel Bella Itália. O evento termina nesta sexta-feira (10).

 
A intenção foi mostrar que o feminismo é amparado em direitos básicos, como o voto para ambos os sexos e o pagamento igualitário de salários para pessoas que desempenham a mesma função, homem ou mulher. “Se você concorda que cuidar dos filhos deve ser uma obrigação de ambos, pai e mãe, você é feminista”, disse Maria Helena.

 
Muito diferente de misandria, definida pelo ódio ou desprezo pelo sexo masculino, ou do machismo, que acredita na dominação do homem sobre a mulher, ser feminista é lutar de forma pacífica por direitos e tratamentos semelhantes entre homens e mulheres.

 

Público composto por homens e mulheres ouviu com atenção o teste apresentado por Maria Helena.
 
“Atualmente, ser feminista não é queimar sutiã, mas mostrar o quanto homens e mulheres têm capacidades de ocupar as mesmas funções no mercado de trabalho e ganhar o mesmo por isso”, afirmou a coordenadora. E completou: “É ainda convencer a sociedade de que a mulher tem condições de gerir seus bens e, inclusive, decidir quando e se querem ser mães”.
 
Segundo Maria Helena, no passado, foram necessárias medidas extremistas, porque a mulher era um ser humano sem qualquer direito, não votava ou podia se candidatar, não podia cursar o ensino elementar, muito menos a faculdade. 
 
“Não devemos nos esquecer daquelas que lutaram para que hoje tenhamos esses direitos e outros, como jogar futebol, participar de olimpíadas e sentir prazer. Parecem coisas tolas, mas vetadas às mulheres do século 19”, concluiu.

Participação popular: homens e mulheres, jovens e adultos, estiveram no Bella Itália para debater a equidade de gênero.
  
Para ver se você também é feminista, responda...

Responder às perguntas:
 
1 - Mulheres devem receber o mesmo valor que homens para realizar o mesmo trabalho?

2 -  Mulheres devem ter direito a votar e ser votadas?


3 -  Mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha de suas profissões, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?


4 - Mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?

 
5 - Cuidar dos filhos deve ser uma obrigação de ambos o pai e a mãe?


6 - Mulheres devem ter autonomia para gerir seus próprios bens?


7 - Mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?


8 - Mulheres não devem sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou por desobedecer o pai ou marido?


9 - Tarefas domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?


10 - Mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?

  
Se você respondeu sim para todas ou para a maioria, parabéns: você é feminista!


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário