sexta-feira, 8 de março de 2013

Jovens Atletas recebem materiais da Itaipu

 Jovens perfilados aguardando ao anúncio da entrega dos equipamentos, nesta quarta-feira (6).

Os cem adolescentes participantes do projeto “Jovens Atletas – Campeões do Futuro” ganharam mais uma ajuda da Itaipu, nesta quarta-feira (6). A binacional, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), entregou equipamentos (pesos, discos, dardos, caixotes, martelos, bolas, barreiras e uniformes) e suplementos alimentares para treinamentos e competições. Desde quando firmou o convênio como parceira no projeto, em outubro de 2012, a Itaipu vem custeando as viagens e o transporte desses jovens.

A cerimônia de entrega aconteceu no Ginásio e Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, local onde os atletas treinam. Compareceram o assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joel de Lima; do secretário municipal de Esportes, Anderson de Andrade; o promotor Marcelo Mafra; e o medalhista olímpico Edson Luciano. Ele conquistou bronze na olimpíada de Atlanta 1996 e prata na de Sidney 2000, no revezamento 4x100.

A solenidade de entrega aconteceu no Ginásio e Complexo Esportivo Costa Cavalcanti.

Segundo Joel de Lima, a lógica do projeto é tirar adolescentes da situação de vulnerabilidade social e mostrar que é possível conquistar uma profissão por meio do esporte. “Claro que queremos vários de vocês representando Foz do Iguaçu na olimpíada de 2016, mas, para nós, vocês já são vencedores”, disse.

Anderson de Andrade agradeceu a Itaipu pelo apoio. “Temos bons técnicos, todos ex-atletas, mas sem a infraestrutura adequada para treinos. Mesmo com muita dedicação, é quase impossível desenvolver um bom trabalho. Mas com esta parceria, com certeza teremos condições de ser um centro de excelência de atletismo”, destacou o secretário.

Joel de Lima (à direita) saúda os participantes do projeto durante a cerimônia de entrega.

A um peso das Olímpiadas

Tatiana Romero, de 20 anos, pratica lançamento de peso, disco e martelo e foi uma das beneficiadas pela entrega. Ela treina há sete anos e já conquistou o Troféu Brasil e o recorde do Campeonato Paranaense Sub-23, em 2012. “Com esses novos equipamentos para treino, fiquei ainda mais motivada”.

Gabriela Correa, de 12 anos, é a caçula do projeto. Ela já participou de várias competições como velocista e recebeu um par de sapatilhas das mãos do medalhista Edson Luciano. “Quero treinar cada vez mais. Quem sabe participar da Olimpíada do Rio, em 2016.”

O projeto

O Jovens Atletas – Campeões do Futuro é mantido pela prefeitura há cinco anos, mas desde outubro do ano passado ganhou o apoio da Itaipu, que, por meio da parceria, colabora para tirar jovens de situação de vulnerabilidade social e a iniciar carreira no esporte. Os treinos acontecem no Ginásio Costa Cavalcanti, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar.

Bons exemplos

Joel de Lima lembrou que outros três projetos também mantidos pela Itaipu estão gerando resultados expressivos na área do esporte. O Meninos do Lago – que treina cem adolescentes de escolas públicas de Foz – desenvolvido em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), é um exemplo. Dos 16 integrantes da Seleção Brasileira, oito participam do Meninos do Lago.

Outra colaboração vem com o apoio ao Projeto Velejar é Preciso, resultado de um convênio entre a Itaipu e o Iate Clube Lago de Itaipu (Icli). O projeto busca o desenvolvimento, prática e divulgação do esporte no Lago de Itaipu entre crianças e jovens de baixa renda. Um de seus participantes, Andrey de Oliveira Godoy, de 13 anos, é um dos mais novos integrantes da Seleção Brasileira de Vela.

Outra referência é no tatame. O atleta James Willian Xavier, campeão paranaense de judô em 2012 e que levou o nome da cidade ao Campeonato Brasileiro, recebe o apoio da empresa. O Projeto Judô é desenvolvido em parceria com o Centro Comunitário da Vila C (CCVC) e o Sesi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário