terça-feira, 13 de novembro de 2012

Itaipu defende comitês em apresentação de gênero em Brasília

O assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima e a coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero, Maria Helena Guarezi, participam nesta terça-feira (13), em Brasília, do 3º Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça, promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O evento encerra às 18h.


Entre outras autoridades, também participam do evento o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni; o diretor da Eletronorte, Josias de Araujo e o vice-presidente de Gestão de Pessoas do Correio, Larry Manoel.

Na cerimônia de abertura, Joel destacou que a direção das empresas não deve apenas incentivar a criação dos comitês de gênero, mas ouvir as experiências e as dificuldades enfrentadas por eles. “Por mais sensível que as pessoas sejam, nem sempre conseguem perceber as dificuldades do outro, por isso é importante o diálogo”, disse.

Como exemplo, Joel citou a experiência que vivenciou com um grupo de pessoas com deficiência física. Ele recebeu no escritório algumas pessoas com deficiências físicas. No meio da reunião, segundo Joel, um deles comentou que embora a Itaipu desenvolva políticas de inclusão, algumas questões nem sempre são avaliadas. Eles relataram que apesar de existir a rampa de acesso, estava fora da área coberta e era muito íngreme. Como no dia da reunião estava chovendo, acabaram se molhando, enquanto as pessoas sem deficiências puderam desembarcar com conforto na área coberta. “Senão tivesse conversado com eles, jamais ficaria sabendo, por isso é importante ouvir os comitês. Um homem por mais que seja sensível jamais se sentirá como uma mulher, por exemplo,”.

Na parte da tarde, Maria Helena apresenta as experiências em ações à equidade de gênero.

O debate pode ser acompanhado ao vivo pela internet: streaming.serpro.gov.br/equidade.

Um comentário: