quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Foro discute em Foz do Iguaçu propostas para fortalecer integração do Mercosul



 O encontro terminou nesta terça-feira (21), no hotel Bella Itália.

Governadores e prefeitos de municípios e estados fronteiriços do Mercado Comum do Sul (Mercosul) discutiram, em Foz do Iguaçu, um plano de ação para fortalecer o bloco. O encontro fez parte do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR). O evento começou nesta segunda-feira (20) e terminou nesta terça (21), no Hotel Bella Itália.

O plano de ação será apresentado em dezembro, em Brasília (DF), quando a presidência Pro Tempore do Mercosul será repassada ao Uruguai. A iniciativa tem o apoio da Itaipu.

O encontro é coordenado pela Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

O plano será elaborado com base em três eixos: integração fronteiriça, integração produtiva e cidadania regional. De acordo com o Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, como o foro é voltado aos municípios de fronteira, é preciso ouvir os principais envolvidos no processo, no caso, os governadores e prefeitos.

Segundo Olavo Noleto, como o foro é voltado aos municípios de fronteira, é preciso ouvir os principais envolvidos no processo, no caso, os governadores e prefeitos.

“Todas as nossas propostas são baseadas no que ouvimos desses atores”, disse. E complementou: “É neste espaço que eles têm voz. O que se decide aqui acaba sendo levado para outras instâncias”.

Maria Del Valle, do governo de Bolívar, na Venezuela, que pela primeira vez participa do encontro como integrante do Mercosul, acredita que agora o país terá mais voz no bloco.“Participamos das reuniões e dos planos de ações desde 2008, mas não tínhamos direito a voto. Agora, poderemos dar nossa contribuição”.

Reconhecimento de títulos

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste (Amop), José Carlos Schiavinatto, representando os chefes de administração municipal, disse que uma das reivindicações para a região no foro é o intercâmbio de médicos entre os países do Mercosul.

“Nossa região sofre com a falta de médicos, enquanto do outro lado da fronteira há muitos profissionais competentes. Nosso pedido é que o governo brasileiro seja mais flexível com a entrada desta mão de obra e assine um acordo bilateral para o reconhecimento de títulos”, disse.

O que é o FCCR

Criado em dezembro de 2004, o FCCR é um espaço para os governos estaduais e municipais dos Estados membros do Mercosul possam discutir de forma qualificada propostas, reivindicações e apresentar suas contribuições.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário