quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Agora é oficial: Cataratas do Iguaçu estão oficialmente entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza



New 7 Wonders, responsável pelo concurso  As Cataratas do Iguaçu entraram oficialmente nesta quarta-feira (22) nalista das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A confirmação foi feita hápouco pelo presidente e fundador da organização suíça New 7 Wonders, Bernard Weber, ao Comitê Oficial Argentino-Brasileiro de Apoio às Cataratasdo Iguaçu. A solenidade ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Em respeito à tragédia que aconteceu nesta quarta-feira na Argentina – umacidente de trem matou 49 pessoas e deixou mais de 600 feridas – asolenidade ganhou um caráter apenas simbólico, sem comemoração. No começoda noite desta quarta-feira, o site oficial da fundação –http://nature.new7wonders.com/ – atualizou o status do atrativo deprovisório para confirmado.

Participaram da cerimônia o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional,Jorge Samek, o subsecretário de Planejamento Estratégico de Misiones,Sérgio Dobrusín, o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez,e Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu ecoordenador brasileiro do Comitê de Apoio às Cataratas do Iguaçu.

Segundo Bernard Weber, “as Cataratas do Iguaçu mereceram ganhar este título não só pela mobilização em prol de sua candidatura, mas pelo o que o ParqueNacional do Iguaçu representa para o mundo em termos de beleza esustentabilidade”. Para Sérgio Dobrusín, “é preciso aproveitar este legado para incrementar oturismo na região de fronteira”. E isso já vem sendo feito. Desde que asCataratas do Iguaçu foram apontadas entre as Novas Sete Maravilhas daNatureza, o movimento de turistas não pára de crescer. “Estamos tendorecorde de visitantes nas Cataratas, aeroporto e hotelaria. O crescimentoda demanda é um desafio que as autoridades vão ter que enfrentar daqui parafrente”, avaliou Jorge Samek.

Festa popular
Para comemorar o título, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, o Governo de Misiones, a Itaipu Binacional, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e outros integrantes do Comitê de Apoio estão preparando uma festa pública deconsagração. O evento está marcado para o dia 25 de maio, em Foz do Iguaçu. Durante a cerimônia em Buenos Aires, Bernard Weber anunciou que será feita a entrega de duas placas de bronze que simbolizam as Cataratas como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A solenidade será no dia 25 de maio, em Foz, e no dia 26 de maio, em Puerto Iguazú. Este é o terceiro atrativo confirmado oficialmente pela fundação New 7Wonders, a mesma promotora do concurso que elegeu o Cristo Redentor uma dasnovas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

O primeiro a receber a chancela foia Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, em 26 de dezembro. O Rio Subterrâneo dePuerto Princesa, nas Filipinas, foi incluído na lista oficial no dia 28 de janeiro. Ainda aguardam a confirmação a Amazônia e os outros três atrativos: a Baía de Halong, no Vietnã; o Parque Nacional de Komodo, na Indonésia; a TableMountain, na África do Sul.HistóricoA eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza começou em 2007, com aparticipação de 440 atrações de 200 países e territórios.

O Comitê VoteCataratas foi formado para alavancar votos para o atrativo composto por umconjunto de 275 quedas d´água no Rio Iguaçu. Brasileiros e argentinos seuniram para eleger o atrativo que fica na fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

A mobilização deu certo

Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas,em 2009 as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas. Em 2011, veio a consagração. No dia 11 de novembro, o resultadopreliminar confirmou a atração como uma das Novas Sete Maravilhas.O processo de validação começou em seguida e envolveu a confirmação dosvotos nacionais e globais, via SMS. Os números foram verificados por umaempresa de auditoria independente (da New 7 Wonders).

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário