segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Arinha Rocha é a vencedora do Prêmio Betinho em Foz

A diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, é a vencedora do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, em Foz do Iguaçu. O Comitê de Entidade de Combate à Fome e pela Vida (Coep), organizador do concurso, divulgou o resultado no final de semana.

Ela receberá o título de cidadã que contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda. Arinha concorreu com outros dois iguaçuenses que também fazem a diferença em Foz Célia Arantes de Souza Barbado e Hélio Candido do Carmo.

A disputa foi realizada através de votos no site do Coep durante três meses. Além de Arinha, outras 25 pessoas em todo o Brasil receberão o certificado.  Para conferir os nomes dos vencedores, basta acessar: http://www.coepbrasil.org.br/premiobetinho
Para Joel de Lima, Secretário Executivo do Coep, os três candidatos mereciam o título, pois, são pessoas dedicadas a melhorar a vida da comunidade onde estão inseridas, sobretudo, cuidando de meninos e meninas, entretanto, apenas um seria vencedor. “O trabalho desenvolvido pela Arinha realmente vem transformando a vida de centenas de adolescentes. É o reconhecimento de uma ação coletiva, desenvolvida por pessoas que entendem a importância da organização e da participação da sociedade civil na execução de projetos, na definição de políticas públicas e no controle dos serviços públicos”, destaca Joel.

Segundo Arinha, ela foi premiada pela atuação na cultura, elemento que está presente em todas as atividades humanas, mas que nem sempre é devidamente fomentado pelas políticas públicas. “Agora aumentou o nosso compromisso em seguir trabalhando. Acreditamos que cidadania não combina com injustiça social. Por isso, vamos continuar a propor e a realizar ações capazes de promover o fortalecimento das comunidades, a independência e autonomia das pessoas”.

O trabalho
Como diretora da Casa do Teatro, Arinha além de outros projetos de incentivo e disseminação da arte, é a responsável pelo Projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura.

O Plugados! beneficia mais de 400 estudantes e mantém 40 agentes culturais de 10 escolas públicas de Foz.  Eles atuam como multiplicadores das linguagens de teatro e dança e oferecem formação para a cidadania e a participação social. Cada plugado recebe uma bolsa de R$ 100, como forma de estímulo e de complementação da renda familiar.


Em maio, o projeto que conta com o apoio da Itaipu, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Protagonista de Crianças e Adolescentes. E está servindo de referência para o Núcleo de Estudos da Infância e Juventude (NEIJ). O objetivo é replicar a experiência nas cidades sedes da Copa do Mundo em 2014 e assim, retirar meninos e meninas da situação de risco de exploração sexual.

Monique Steffani Silva, 19 anos, é uma plugada. Para ela a premiação obtida pela Arinha é um presente para todos os participantes do Plugado!. “É a valorização de um trabalho que realmente muda a vida das pessoas. Acho que o Prêmio Betinho é mais um reconhecimento para reforçar que através da arte e da cultura podemos construir uma sociedade melhor”.

Coep
O Coep de Foz do Iguaçu foi criado no final de 2003. Desde fevereiro de 2008 está sob a responsabilidade da Itaipu Binacional. 

2 comentários:

  1. Grande Arinha... merece!
    Pena que não foi eleita vereadora, seria uma excessão em meio a lama...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Um merecido prêmio à grande pessoa que é Arinha Rocha e por seu trabalho frente a cultura na cidade de Foz do Iguaçu!Q venham mais e mais reconhecimentos como esses a pessoas tão engajadas como ela!

    ResponderExcluir