O assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, participa nesta quinta-feira, às 9h, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, de uma reunião para definir as ações do Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Paraná (NFPR).
O encontro contará também com a presença dos secretários Estaduais do Turismo, Faisal Saleh; da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; de Assuntos Estratégicos, Edson Luiz Casagrande e representantes das associações dos municípios do Sudoeste e do Oeste do Paraná, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Receita Federal e outros órgãos e instituições públicas e privadas.
Joel relatará aos secretários estaduais o processo de criação do Núcleo, iniciado em fevereiro. “Fomos provocados pelo Ministério da Integração Nacional, considerando a grande articulação existente na região. Aceito o desafio, trabalhamos na criação deste colegiado”, disse.
O NFPR foi lançado de abril, em uma cerimônia na sede do Ministério em Brasília, com a presença do diretor-geral, Jorge Samek.
A proposta do Núcleo é, articular as ações dos governos municipais, estaduais e federais e também de instituições regionais que contribuam para o desenvolvimento efetivo das áreas de fronteira e, assim, gerar uma maior aproximação e cooperação com os países vizinhos. “Essa apresentação é importante para que todos conheçam o objetivo principal do Núcleo”, destacou.
Formação
No Paraná, além da Itaipu, envolve o Governo do Estado, as associações dos municípios do Sudoeste e do Oeste do Paraná, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Receita Federal, entre outros órgãos e instituições públicas e privadas.
A faixa paranaense de fronteira é constituída de 139 municípios, localizados em grande parte nas regiões Oeste e Sudoeste, em divisas com a Argentina e Paraguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário